O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose. Isso significa que ao ingerirmos alimentos ricos em amido, estamos consequentemente ingerindo glicose.
Macromolécula, menos hidrossolúvel que a amilose, constituída por cerca de 1400 resíduos de α-glicose ligadas por pontes glicosídicas α-1,4, ocorrendo também ligações α-1,6, que dão a ela uma estrutura ramificada.
O amido é um tipo de carboidrato que está disponível em grande quantidade na natureza, ocorrendo em quantidade superior à da celulose. É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes.
Em mamíferos, a reserva de carboidratos, equivalente ao amido das plantas, é o glicogênio encontrado no fígado e nos músculos. Os lipídeos são, em sua grande maioria, hidrofóbicos e, por esse motivo, ficam acumulados no tecido adiposo e não podem ser excretados.
O iodo é um mineral necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso pode causar intoxicação. O funcionamento correto da glândula tireoide depende do iodo.
Deve-se iniciar a suplementação com apenas 1 gota por dia, de preferência, diluída em um copo de água, no período da manhã (não precisa ser em jejum). A partir da segunda semana, as pessoas devem aumentar para 2 gotas. Da terceira semana em diante, pode-se utilizar até 3 gotas ao dia.
Por esse motivo, é essencial incluir o iodo na alimentação....Lista de alimentos ricos em iodo.
20 ALIMENTOS QUE SÃO UMA BOA FONTE DE IODO
Tratamento para bócio Além disso, quando o bócio acontece por deficiência de iodo, é recomendado que sejam consumidos alimentos ricos nesse mineral, como sal iodado, salmão, atum, ovos e leite, por exemplo. Confira uma lista de alimentos ricos em iodo.
Quando a causa é deficiência de iodo, suplementação de iodo é um tratamento eficaz. Bloquear a produção do hormônio estimulante da tiroide administrando l-tiroxina é útil em pacientes mais jovens para interromper a estimulação da tireoide e reduzir o bócio. Cirurgia ou Iodo-131 pode ser necessário para bócios extensos.
O que causa o Bócio? Uma das causas mais comuns de formação de bócio em todo o mundo é a deficiência de iodo. A atividade primária da glândula tireóide é captar iodo a partir do sangue para fabricar hormônios da tiroide (T3 e T4).
Tratamento do bócio uni ou multinodular atóxico Cirurgia; Terapia com levotiroxina (hormônio tireoidiano) para supressão de TSH – terapia supressiva; Iodo radioativo isolado ou precedido por TSH humano recombinante; Ablação por radiofrequência.
Bócio, popularmente conhecido como papo, é o nome que se dá ao aumento da glândula tireoide. Esse crescimento anormal pode tomar a glândula toda e tornar-se visível na frente do pescoço; ou, então, surgir sob a forma de um ou mais nódulos (bócio nodular), que podem não ser perceptíveis exteriormente.
bócio coloide é o termo aplicado ao bócio atóxico difuso, uma vez que, nessa condição, há folículos aumentados e repletos de coloide. bócio subesternal ou retroesternal é o termo utilizado para definir bócios que apresentam crescimento para dentro da cavidade torácica.
O aumento do volume da tireoide pode ser causado de forma difusa, gerando um aumento da própria tireoide ou o surgimento de diversos nódulos, que é o chamado bócio multinodular.