O tratamento de canal é um procedimento no qual o dentista faz uma limpeza dos canais dentro da raiz do dente, retirando a sua polpa, limpando e desinfetando o interior do dente, para aliviar a dor dentária, reparar e salvar, evitando removê-lo.
A cárie está entre os problemas dentários mais comuns, atingindo desde crianças até adultos.
Quando há a necessidade de uma prótese dentária, como uma coroa, o tratamento de canal é indicado e serve como auxiliar na instalação desse dispositivo, garantindo também que o paciente não sinta dor decorrente de possíveis inflamações na região pulpar do dente após sua instalação.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Geralmente, o tratamento de canal é necessário quando, por algum motivo, o dente sofre uma necrose. Nesse sentido, Priscila adianta: a cárie profunda é o principal sinal de que um dente precisa fazer canal. No entanto, outras causas também podem indicar a necessidade de realização do procedimento. “Fratura do dente, confecção de blocos e coroas, infecção por doença periodontal, desgaste excessivo dental, trincas dentárias e traumas são alguns dos casos que podem resultar no tratamento de canal”, revela a profissional.
Para isso, o cuidado com a higiene bucal é fundamental. Manter uma rotina de limpeza adequada e uma alimentação saudável contribui não apenas para evitar esse problema, mas muito outros, tais como:
Isso porque as bactérias presentes no dente podem chegar à corrente sanguínea. Quando isso acontece, outros órgãos são afetados, tais como o coração, os pulmões e até o cérebro.
Como dito anteriormente, para o tratamento de canal a polpa do dente precisa ser totalmente removida, deixando um espaço que é limpo e fechado depois. Veja o passo a passo desse tratamento:
No caso dos traumas ou fraturas dentárias o processo é o mesmo, ou seja, por meio de uma fissura no dente a inflamação atinge a polpa e a compromete, levando à necessidade de um tratamento de canal.
Para que sua recuperação seja ainda mais tranquila e cômoda, é necessário seguir algumas recomendações do seu dentista. Elas também serão importantes para a cicatrização e o sucesso do tratamento a longo prazo. “A rotina pode ser mantida, como trabalhar e se exercitar, mas alguns cuidados são necessários”, diz André. Em casos de dor e sensibilidade, o paciente pode tomar um analgésico, sempre monitorando o quadro para alertar o dentista em uma emergência.
No entanto, por mais que todo esse transtorno aconteça, muitas pessoas demoram a comparecer ao dentista para sanar o problema e, até que o faça, usam de medicamentos para aliviar o incômodo.
Quando a inflamação chega à região pulpar, o forte incômodo e sensação de pulsar acontece porque ela aumenta a pressão interna, levando à compressão do nervo e à dor. Justamente por isso, a única maneira de aliviar o sofrimento é retirando a parte afetada do dente.
Depois de descobrir que um dente precisa fazer canal, você deve estar se perguntando como o procedimento deve ser feito, certo? Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, veja o passo a passo abaixo:
Antes de iniciar o tratamento de canal, o endodontista deve aplicar uma anestesia local para que o procedimento seja o mais confortável para o paciente. Depois disso, é feito o isolamento absoluto do dente que precisa fazer canal, de forma que apenas o elemento a ser tratado fique visível ao dentista. Esse procedimento mantém a região limpa e seca durante o tratamento e garante ao paciente uma proteção contra acidentes, como aspiração e deglutição de materiais.
É justamente quando essa parte fica comprometida que é necessário fazer o chamado tratamento de canal. Ele recebe esse nome por fazer referência ao canal radicular, que é a estrutura pela qual se estende a polpa.
Quem nunca ouviu alguma história mais assustadora sobre o tratamento de canal, principalmente de parentes e amigos mais velhos, e sobre a dor que ele causa? “Muitas pessoas tem verdadeiro pavor de tratar canal devido às inúmeras histórias. A dor é ocasionada pela infecção do dente e, quanto mais tempo demora a busca por tratamento, maior poderá ser a dor”, alerta o dentista André Alvim. “Mas, a partir do momento que o paciente está anestesiado, o tratamento é totalmente indolor”.
Além disso, após o tratamento de canal, deve-se fazer acompanhamento com o dentista para avaliar o tratamento e, em alguns casos, trocar a obturação temporária pela permanente.
Para indicar o tratamento de canal, o dentista deve examinar o dente e os sintomas, além de solicitar exame de raio-x para confirmar o diagnóstico e verificar a extensão do dano e da infecção no dente.
“As duas principais causas de canal são a cárie e traumas nos dentes”, conta o endodontista Mario Zuolo, da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Ou seja, a corrosão gradual ou a destruição das suas camadas externas abrem a brecha para os micróbios tomarem a polpa, cheia de vasinhos e terminações nervosas.
O tratamento de canal é necessário quando: - A cárie destrói o esmalte e a dentina atingindo a polpa do dente. Quando isso acontece, é comum que a área afetada fique inflamada ou infeccionada. O dente fica bem sensível e é quando o paciente começa a sentir muita dor.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são: