As causas são variadas. "Pode acontecer por causa da superdosagem ou ainda reação a algum componente de medicamentos como antinflamatórios, analgésicos e até descongestionantes.
De acordo com o estudo, a temperatura das axilas, normalmente, de um adulto jovem aos 20 anos é de 36,8°C. Já em um idoso de 70 anos, é de 36,05°C. Diante disso, os pesquisadores esclarecem que a detecção de estados febris em idosos se dá com temperaturas inferiores às definidas como febre em adultos jovens.
Em caso de hipotermia, os primeiros-socorros devem consistir em tirar o idoso do frio e retirar suas roupas úmidas ou molhadas. Envolver a vítima em mantas e agasalhos para aquecê-la enquanto o serviço de emergência é chamado, se a vítima estiver consciente, dê-lhe bebidas quentes (não alcoólicas) como chás.
Quem sofre de problemas nas articulações e na circulação do sangue, males típicos em idosos, sente os efeitos do frio com mais intensidade. A terceira idade também costuma sentir mais frio porque possui menos gordura no corpo e têm a pele mais fina.
Normalmente o tremor fisiológico é causado pelo reflexo mecânico dos batimentos cardíacos sobre o sistema muscular, e não é percebido pelo portador! A fadiga, estresse, ansiedade, o uso de cafeína, álcool, ou drogas pode aumentar esses, porem regridem quando cessam as causas!
Entretanto, existem outras diversas causas de tremedeiras, tanto desencadeadas por momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.
Raiva intensa, fome extrema ou privação do sono podem fazer tremer as mãos. Isso é conhecido como tremor fisiológico. Baixo nível de açúcar no sangue: ou hipoglicemia. Ela aciona a resposta natural do seu corpo de estresse e faz você instável.
O tratamento mais utilizado para tremor essencial inclui as seguintes medicações: propranolol, primidona e clonazepan. Pode-se utilizar ainda gabapentina e topiramato.