[a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra.
A RÚSSIA ANTES DE 1917 Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
Economia falida A centralização e a burocracia tiveram impacto no sistema econômico soviético, que tinha como base a ideia do teórico do comunismo Karl Marx (1818-1883) de socializar os meios de produção, distribuição e intercâmbio. ... "Todos, dos políticos à gente comum, fingiam que a economia era pujante.
O socialismo não dá certo. O socialismo é um regime autocontraditório. Para haver uma economia planificada, é preciso ter controle de preços. Entretanto, não havendo um mercado para os preços se formarem, o governo precisa inventar os preços.
A União Soviética era um país de modéstia. Desprezava-se a ideia de preocupação com dinheiro e riqueza (além disso, a maioria da população, exceto os chefes do Partido Comunista, quase não tinham nada). Havia coisas consideradas muito mais valiosas do que dinheiro – profissionalismo, por exemplo.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro que define-se como sendo de esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo.