O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
Significado de Conscientizar verbo bitransitivo e pronominal Tornar-se consciente, informado; passar a saber ou fazer com que alguém saiba de algo: conscientizou a população sobre os perigos das enchentes; nunca se conscientizam da violência.
8 dicas para praticar o consumo consciente em casa
Um dos maiores hábitos de quem prioriza o consumo consciente de roupas é comprar peças com vida longa útil, em vez de peças que só serão usadas uma vez ou que vão se desgastar na primeira lavagem. Evitar o consumo desenfreado de roupas nos possibilita ter um guarda-roupas compacto, funcional e mais sustentável.
Porém, moda consciente, ou consumo consciente, não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente do que se está comprando. ... O mesmo acontece na moda. Nós tendemos a comprar roupas sem saber de onde elas vierem, quem as fabricou e em quais condições.
A moda sustentável é baseada na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção, buscando, por exemplo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza. ... A escolha das matérias-primas é um ponto importante da moda sustentável.
Você certamente já ouviu falar em moda sustentável, mas sabe o que isso significa? Ela, basicamente, defende a redução dos poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios, impactando o mínimo possível no meio ambiente, prosperidade social e econômica.
A prática do slow fashion preza pela diversidade; prioriza o local em relação ao global; promove consciência socioambiental; contribui para a confiança entre produtores e consumidores; pratica preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos; e mantém sua produção entre pequena e média escalas.
O termo Slow Fashion surgiu em 2004, em Londres, e foi cunhado por Angela Murrills, uma escritora de moda da revista Georgia Straight. Inspirado no movimento de slow food, o termo apareceu como uma alternativa à produção em massa em meio a um caos de consumo causado pelo capitalismo.
A moda sustentável surgiu da necessidade de rever as práticas da indústria da moda do ponto de vista ecológico. Desde a etapa da produção até o descarte rápido de peças devido a necessidade de consumo exacerbado. ... O movimento slow fashion provém dessa maneira de pensar.