Ao optar pelo financiamento leasing de um carro, por exemplo, o comprador assina um termo dizendo que ele poderá usufruir do veículo pagando taxas mensais durante um tempo determinado. Porém, o automóvel não é de propriedade do cliente até que o contrato seja finalizado.
Quando falamos de operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito um dos tipos que existem no Brasil é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil. De forma resumida, o leasing funciona como uma operação semelhante a um aluguel, mas com opção de compra do bem no final de seu contrato.
O leasing é uma espécie de aluguel financiado. Nele você pode exercer a opção de ficar ou não com o carro quando quitar o pagamento. A diferença básica entre leasing e financiamento é que no financiamento, você recebe o dinheiro para comprar o carro. No leasing, você tem o carro que é financiado.
O advogado explica que o CDC, Crédito Direto ao Consumidor, é um empréstimo com uma prestação fixa, onde o comprador pode antecipar as parcelas finais para ter abatimento dos juros proporcionais. No leasing, que é um aluguel, ele vai ter um valor residual que ele pode quitar o bem e ficar com o carro para sempre.
– Vantagens do leasing – É possível celebrar contratos de duração inferior à vida útil do bem. Desta forma, evita-se a obsolescência e facilita a renovação tecnológica; – Existe a opção de aquisição do bem ao final do contrato, a partir do pagamento de um valor residual previamente combinado.
Vantagens do Leasing
Sendo a modalidade de financiamento mais flexível do mercado, fazer um arrendamento mercantil se dá por vantajoso quando de equipamentos caros e de rápida depreciação, trazendo ao arrendatário um custo menor do que a compra com prazos de contrato favoráveis por serem longos.
O Leasing Financeiro é a solução para sua empresa renovar a frota de veículos, modernizar equipamentos ou adquirir imóvel para instalação de linha de produção, loja comercial ou sede administrativa. Podem ser arrendados bens móveis ou imóveis, novos ou usados, de origem nacional ou estrangeira.
O valor financiado vai direto pra conta do vendedor e você pode financiar até 100% da compra. Você pode escolher 1 ou 2 meses por ano para não ocorrer o débito do financiamento. O financiamento pode ser solicitado a qualquer hora e o debito das parcelas é realizado em conta corrente.
Alguns clientes preferem financiar o seu carro diretamente na sua agência bancária ou em cooperativas de crédito. Nesses casos, em várias instituições, a aprovação é feita por um comitê. Essa análise geralmente acontece em reuniões semanais ou quinzenais, o que pode te levar a uma espera de até 15 dias.
As Taxas de Juros de Financiamento de Veículos nos Seis Maiores Bancos do País
Taxas médias nos maiores bancos do país
Banco – Taxa de juro ao mês (%) – Taxa de juro ao ano (%)
A Caixa cobra tanto a menor taxa de juros quanto oferece o menor CET nos financiamentos. O banco é seguido pelo Santander, que anunciou redução de juros do crédito imobiliário para 6,99% em plena pandemia. Depois, vêm, em ordem, Itaú, Bradesco e BB.
Natal sem sustos: veja os bancos com as maiores e menores taxas de juros
Quem pensa em comprar um veículo, seja ele novo ou usado, e não tem recursos para o pagamento à vista, pode consultar as taxas de balcão que as instituições financeiras cobram. Segundo o site do Banco Central (BC), as taxas de juros para a modalidade vão de 0,78% ao mês a 3,83% ao mês.
Compare as taxas de juros de financiamento dos principais bancos
A taxa de financiamento de veículo usado, ou seja, os juros cobrados em cada parcela pelo banco, pode ser calculada previamente para obter uma noção do valor final. O Banco Central prevê uma variação de até 8% por mês nessa taxa, o que diminui as chances exatas de acerto.
Qual a taxa de juros de financiamento de veículos do Santander? A taxa de juros do financiamento de veículos usados, com até 10 meses de fabricação, pelo Santander é de 16,69% ao ano, o que equivale a 1,29% ao mês.
Financie seu imóvel com taxa de 6,99% ao ano +TR. Entenda como você pode ser elegível à taxa de 6,99% ao ano + TR.
A resposta é simples: além de opções de empréstimo pessoal e juros de em média 4,61% ao mês, você ainda pode contar com a facilidade de aderir ao empréstimo por aplicativo do banco, em agências Santander, na central de atendimento por meio do telefone ou em um caixa eletrônico.
É um crédito que funciona assim: você escolhe o seu novo veículo, dá um valor de entrada e financia o restante em até 60 parcelas fixas. O veículo fica alienado à Santander Financiamentos como garantia até a quitação total do seu contrato.
A Caixa afirma que pode liberar o financiamento em até dez dias. No Santander, o prazo é de 12 dias, enquanto no Banco do Brasil o processo demora 15 dias e, no Citi, 18 dias.
Fácil, prático e seguro: financiamento de autos é com a Santander Financiamentos!
Para seguir com a solicitação, através da sua Área de Cliente você deve: