Bochechas encovadas. Sobra mais aréola abaixo ou acima da boca.
Amamentação pega incorreta: 8 sinais que você deve observar
No reflexo de ejeção além de sentir o formigamento e os seios encherem rapidamente, a mulher também pode notar o leite escorrendo do seio e uma mudança na maneira como o bebê está mamando. Nos primeiros dias da amamentação, a mulher também pode sentir seu útero contraindo.
A sucção do mamilo também estimulará a hipófise anterior que irá secretar ocitocina. Este hormônio é o responsável pela ejeção do leite. Tal mecanismo ocorre porque a ocitocina contrai os músculos ao redor dos alvéolos, fazendo com que o leite caminhe até o mamilo.
Mas você sabia que a pega do bebê (forma como ele posiciona a mama na boca), é muito importante para o sucesso na amamentação? Com a pega correta, o bebê vai aprender a retirar o leite de forma eficiente, sem machucar o seio materno.
A pega correta (veja foto acima) é quando a boca do bebê fica muito aberta e com os lábios para fora, ou seja, grande parte do peito está dentro da boca dele.
Características de uma pega perfeita
Repare que o mamilo e grande parte da aréola alcança o palato mole da boca do bebê, e não deve provocar dor!
Realize algumas inspirações e expirações profundas. Às vezes, apenas o movimento de seu peito faz com que o bebê volte a sugar novamente. Acaricie o queixo do bebê até o pescoço com uma pressão média. Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo!
Não adianta forçar o filho a mamar/comer quando ele não quer, nem tentar inserir alimentos que você considere que vai ajudar ele a ganhar peso (caso ele já esteja na alimentação complementar). Somente o médico poderá passar as recomendações adequadas. 4. Levar sempre ao pediatra.
2 – Mingau de fubá/farinha de milho O mingau de fubá também é nutritivo e uma ótima opção para bebês em plena fase de desenvolvimento.