sete metros
Manta birostris
tubarão
O primeiro passo é retirar da pele da arraia o muco, que alguns chamam manteiga. Retirei esfregando laranja e em seguida colocando as asas em água corrente. Retirei a pele da arraia com uma faca bem afiada, separei a carne do couro, a arraia não é um peixe de escamas.
Tratamento. Os primeiros socorros para lesões em um braço ou uma perna causadas por arraias começam pela limpeza suave com água salgada para tentar remover os fragmentos do espinho da cauda. O espinho apenas deve ser removido caso se encontre à superfície da pele e não esteja penetrando o pescoço, o tórax ou o abdômen.
Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras. As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. ... Mas também há peixes que não possuem opérculos, como os tubarões e as raias.
respiração cutânea
A respiração branquial ocorre por meio de brânquias, que são estruturas ricamente vascularizadas. É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água.
No caso dos mamíferos marinhos, o espiráculo conduz o ar que respiram até os pulmões. O orifício é controlado pelo animal, podendo abrir e fechar para conter a respiração quando submergido. Pode também ser utilizado para produzir ou modular sons, como em algumas espécies de baleias.
Resposta. Mamíferos marinhos respiram ar, enquanto a maioria dos outros animais marinhos extraem o oxigênio da água. Mamíferos marinhos possuem cabelo. Cetáceos possuem pouco ou nenhum cabelo, geralmente algumas poucas cerdas ao redor da cabeça ou boca.
Boa parte das espécies de golfinhos consegue ficar debaixo d'água de oito a dez minutos, com algumas espécies tendo a capacidade de permanecer submersa segurando a respiração por 15 minutos.
Ao chegar à superfície, a primeira parte do corpo dos mamíferos marinhos a aparecer são os orifícios respiratórios – as baleias têm dois e os golfinhos, um. Também chamadas espiráculo, essas regiões são sensíveis como o nosso nariz e, em fração de segundo, percebem o ar exterior e se abrem.
Só no caso de exemplos cativos encontraram-se golfinhos a dormir no fundo das piscinas. Num período de 24 horas os golfinhos dormem umas 8 horas, 4 para cada hemisfério do cérebro. Existem basicamente três razões pelas quais os golfinhos e o resto dos mamíferos aquáticos adotaram esta forma de dormir.
O tubarão branco e todas as espécies de tubarões são animais que apenas podem dormir em movimento. Para isso, eles entram nas correntes marinhas e o fluxo da água os transportam sem que eles tenham que fazer qualquer tipo de esforço. Para saber mais detalhes, confira nosso artigo sobre como os peixes dormem.
Todos os bovinos dormem deitados, quando estão em um pasto que eles conhecem ou seja, se sentem seguros, eles dormem deitados, mas quando não conhecem onde estão ou sentem perigo por perto, eles só cochilam em pé.
Alguns tubarões têm estruturas chamadas espiráculos, que permitem respirar enquanto estão no fundo do oceano. Um espiráculo é uma pequena abertura atrás de cada olho. Essa estrutura força a água através das brânquias do tubarão para que ele fique quieto quando descansar.