A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.
A sífilis terciária, também conhecida como sífilis tardia, corresponde à última fase da infecção pela bactéria Treponema pallidum, em que a bactéria não foi identificada ou combatida corretamente nas primeiras fases da infecção, permanecendo e multiplicando-se na corrente sanguínea, sendo então possível a sua ...
Diagnóstico laboratorial: Na sífilis primária, o diagnóstico laboratorial pode ser feito pela pesquisa direta do Treponema pallidum por microscopia de campo escuro, pela coloração de Fontana-Tribondeau, que utiliza sais de prata, e pela imunofluorescência direta.
Interpretação dos resultados VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária. VDRL negativo e FTA-ABS negativo descartam o diagnóstico de sífilis (há raros casos em que o teste é feito muito precocemente, podendo haver falso negativo em ambos).
A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os sabonetes têm substâncias bactericidas e, por isso, não transmitem fungos ou doenças, mas é ideal que cada um tenha o seu ou que a família use o sabonete líquido. O risco de transmissão de doenças e contaminações por dividir objetos é pequeno, mas existe.
Além disso, deve-se evitar entrar em contato direto com o sangue de qualquer pessoa e não colocar piercing ou fazer uma tatuagem num local que não tenha as condições de higiene necessárias, além de não ser recomendado fazer reutilização de materiais descartáveis, como agulhas, por exemplo, pois pode favorecer não só a ...