Bactérias aeróbicas obrigatórias requerem a presença de oxigênio para poderem crescer; estas não realizam fermentação. Bactérias anaeróbicas obrigatórias não efetuam a fosforilação oxidativa.
- Coloque uma gota de peróxido de hidrogênio a 3% numa lamina de vidro limpa; - Retire um pouco da sua colônia com uma pipeta Pauster previamente esterilizada à chama; - Verifique se libertam bolhinhas (reação positiva) ou não (reação negativa).
O resultado do exame de urocultura pode ser: Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes; Positivo: quando é possível identificar mais que 100.
Esses organismos não possuem enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, sendo que para eles o oxigênio é tóxico, e por esse motivo só crescem e se reproduzem em ambientes sem esse gás.
Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos. Os organismos necessitam de energia para a manutenção de seu metabolismo.
Resposta. São chamados de seres aeróbicos ou aeróbios utilizam oxigênio na sua respiração.
Entre as bactérias respiradoras há as que realizam a respiração celular aeróbica, onde o gás oxigênio é o aceptor final de íons hidrogênio, e as que realizam a respiração celular anaeróbica, onde o gás oxigênio é substituído por outras moléculas, que funcionam como aceptores finais de hidrogênio, tais como nitratos ou ...
-aeróbicas - necessitam de oxigênio para realizar a respiração celular; -anaeróbicas - não necessitam de oxigênio para realizar a respiração celular; Quando dizemos que uma bactéria é anaeróbica obrigatória, queremos dizer que em função da sobrevivência dessa bactéria, o ambiente em que ela vive deve não ter oxigênio.