- dois pontos estão em oposição de fase quando têm sempre sentidos de movimento opostos; - genericamente, comprimento de onda (λ) é a menor distância entre dois pontos que vibram em concordância de fase; em particular, é a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.
Esse fenômeno pode ser classificado de duas formas: interferência construtiva ou destrutiva. ... Quando duas ondas superpõem-se na mesma região do espaço, ocorre a interferência, que resulta em outra onda com intensidade diferente. Essas variações na intensidade da onda resultante são chamadas de franjas de interferência.
As amplitudes das ondas se compõem como vetores (fasores), onde o ângulo entre os dois vetores é o ângulo de diferença de fase entre as duas ondas. Assim sendo, a questão pode ser transformada em um problema geométrico, qual seja: ... Tal abordagem pode ser generalizada para mais de duas ondas.
A amplitude de uma onda é a distância que vai do seu eixo até o seu ponto mais elevado (crista da onda). Ou seja, quanto maior a amplitude de um som, maior será o seu volume (intensidade sonora). Quanto menor a amplitude, menor o volume do som.
A amplitude de vibração do corpo equivale à distância do eixo central da vibração até a sua maior extremidade.
A amplitude e a velocidade máxima possuem unidades arbitrárias. A posição e a velocidade estão fora de fase. Como sen(x+ p/2) = cos(x), podemos escrever v = vmax cos(2pt/T + f ) = vmax cos(wt + f ) , onde f = p/2 é a fase da velocidade.