A Parábola do Bom Samaritano fala sobre o que realmente importa para Deus. O levita e o sacerdote eram pessoas religiosas, que conheciam bem a Lei de Deus. Ambos trabalhavam no templo e tinham relevante responsabilidade religiosa. Porém, todo seu conhecimento e os os rituais que realizavam não valiam de nada.
O que a parábola do Bom Samaritano nos ensina sobre resgatar o próximo. O Senhor, assim como o Bom Samaritano, recompensará e ajudará os necessitados. Você e eu precisamos estar preparados antes que o Senhor coloque em nosso caminho um viajante ferido.
Explicação: O samaritano socorreu o homem ,pois de todos que passaram e viram que o homem precisava de ajuda ele foi o único que teve compaixão e ajudou.
O sentimento da misericórdia foi que impulsionou o samaritano a socorrer o homem que tinha sido vítima de assalto.
O azeite também era reconhecido como um medicamento entre os judeus (Isaías 1:6; Marcos 6:13; e Tiago 5:14). No Evangelho segundo Lucas 10:34, o "bom samaritano" unge as feridas do homem que tinha sido atacado pelos salteadores com vinho e azeite. O azeite, nas feridas, era conhecido por ajudar a cicatrizar.
A ovelha perdida ou a moeda perdida representam o ser humano perdido. Tal como na analogia do Bom Pastor, Jesus é o pastor, identificando-se com a imagem de Deus como um pastor em busca de ovelhas perdidas em Ezequiel ... A alegria do pastor com seus amigos representa Deus se alegrando com os anjos.