A oxirredução é uma reação química em que a oxidação (perda de elétrons) e a redução (ganho de elétrons) ocorrem simultaneamente. As reações químicas que envolvem transferências de elétrons entre as espécies participantes são chamadas de reações de oxidorredução ou oxirredução.
Todo balanceamento de reações de oxirredução se baseia no seguinte princípio:
A eletronegatividade vai influenciar no NOX de um elemento numa espécie química pois o elemento que possuir o maior valor desta atrairá os elétrons da ligação para si e em caso de rompimento da ligação este elemento terá carga negativa pois ficará com os elétrons.
O NOX de substâncias simples é sempre igual a zero. Exemplos: N2, O2, H2, Na, Fe, Al. O NOX de íons é igual a sua carga....A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
Agora veja algumas regras para a determinação do NOX:
O NOX, ou Número de Oxidação, é um número com carga positiva ou negativa que indica se um determinado átomo está com deficiência ou maior quantidade de elétrons quando estabelece uma ligação química com outro átomo, igual ou diferente a ele, ou em uma reação química.
Os que possuem número de oxidação +1 são os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) e a prata (Ag). Os compostos que possuem número de oxidação +2, são os alcalino terrosos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra) e o zinco (Zn). Nos compostos o alumínio possui número de oxidação +3.
Regras Básicas Nox 2) NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente. 3) O hidrogênio quando ligado a não- metais assume NOX +1 e quando ligado a metais (hidretos) possui NOX -1.
O Nox de cada átomo em uma substância simples é sempre igual a zero. Isso ocorre porque não existe diferença de eletronegatividade entre os elementos. Exemplos: Fe, Zn, Au, H2, O2. Todos esses elementos possuem nox igual a 0.
Cada elemento químico da tabela periódica é identificado por um número atômico, que corresponde ao número de prótons (carga positiva) do átono do elemento. Quando o átomo estiver em seu estado fundamental, o número de elétrons (carga negativa) sempre será igual ao número de prótons.
Metais alcalino-terrosos (família 2 ou IIA): NOX igual a +2; Zinco: NOX igual a+2; Prata: NOX igual a +1; Alumínio: NOX igual a +3.
Resposta. Resposta: O número de oxidação (NOX) de um átomo em uma molécula ou de um íon polinuclear corresponde à carga que esse átomo “aparenta” possuir nessas espécies químicas. Ou seja, representa a tendência de um átomo de atrair os elétrons envolvidos na reação que ele está realizando.
Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2).
+4
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância.
Em Química, a redução consiste na diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação de uma espécie química. Forçosamente, isto se dá através da transferência de elétrons vindos de outra espécie química.