Androstenediona elevada pode indicar algum problema nos ovários ou nas adrenais, mas pode também ser uma variação do normal de cada indivíduo não indicando nenhuma doença Pode também fazer parte da síndrome dos ovários policísticos . É necessário uma avaliação com médico especialista para um melhor diagnóstico.
O exame de prolactina tem como objetivo verificar os níveis de prolactina no sangue, sendo principalmente indicado quando a pessoa apresenta sinais e sintomas indicativos de prolactina baixa ou alta, como alteração no ciclo menstrual, diminuição da libido e disfunção erétil, no caso dos homens.
Resposta do Dr. Mauro: Não é necessário o jejum para realizar o exame de prolactina, porém sempre converse com o seu médico, pois o laboratório sempre realizará o exame conforme a solicitação médica.
Para que as dosagens sejam confiáveis, você deve: manter a dieta e o peso estáveis por pelo menos duas semanas antes da coleta, evitar completamente o consumo de álcool nas 72 horas (três dias) antes, não realizar nenhuma atividade física vigorosa nas 24 horas que antecedem o exame. O jejum deve ser de 12 a 14 horas.
2.
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.