O Realismo no Brasil foi um movimento artístico e literário, que influenciou o país em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1881, através da publicação do livro de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cuba.
O Realismo no Brasil foi um importante movimento literário e teve como principal autor Machado de Assis. O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. ... Em Portugal, Antero de Quental e Eça de Queiroz foram os principais escritores realistas.
O realismo, movimento estético predominante no mundo ocidental no último quartel do século XIX, surgiu como uma onda de oposição à subjetividade e ao individualismo da tendência artística anterior, o romantismo.
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.
1859
E foi influenciado por essas lutas e por Émile Zola e Eça de Queiroz, que o maior representante dessa escola no país, o maranhense Aluísio Azevedo, criou o romance “O Mulato” (1881), marco inicial do Naturalismo brasileiro, e a conhecida obra “O Cortiço” (1890).
Em suas obras, os escritores naturalistas retratam os problemas da realidade social, política e econômica, com o objetivo de que tivesse uma transformação do que eles acreditavam que estava incorreto. Também era comum que os escritores brasileiros tratassem de temas relacionados com a abolição da escravatura.
Um procedimento caracteristico da prosa naturalista é apresentar o ambiente físico e social detalhadamente,como se o narrador estivesse munido de uma máquina fotográfica com lentes do tipo zum,que lhe permitisse compor e decompor os detalhes de cada cena.
O Realismo, escola literária cujo principal representante brasileiro foi Machado de Assis, tem como característica principal a retratação da realidade tal qual ela é, fugindo dos estereótipos e da visão romanceada que vigorava até aquele momento.