A anamnese, que consiste na entrevista feita pelo profissional quando da realização da consulta, é muito importante como uma etapa do exame clínico. A partir de um questionário, o médico obtém informações importantes sobre a história atual e pregressa do paciente.
Como fazer uma boa anamnese Para começar, é preciso fazer uma identificação do perfil do paciente. Nela, observe desde a idade e o sexo até a ocupação e a residência. Também é necessário observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento, e o HDA ou HMA, que é a história da doença atual.
ANAMNESE IDENTIFICAÇÃO: abreviação do nome e sobrenome, idade, sexo, cor, estado civil, profissão, naturalidade, residência. HDA Para facilitar e direcionar a história; iniciar com a pergunta; o senhor estava bem até quando?
Na primeira sessão com o psicólogo, será feita a entrevista inicial onde o paciente irá falar sobre sua queixa principal e o motivo que o levou a procurar ajuda. Seguindo esta investigação inicial o profissional faz a anamnese psicóloga.
A anamnese inicia-se pela queixa principal do proprietário e deve se desenvolver por meio de uma série de perguntas feitas pelo médico veterinário, relativas ao sistema tegumentar que irão orientá-lo na identificação das alterações, bem como sugerir exames complementares.
Em uma visão mais generalista e atualizada, a semiologia veterinária pesquisa e inter- preta os métodos de exame clínico, os sintomas e sinais (do latim signum ), bem como as possíveis manifestações funcionais, reunindo os elementos necessários para estabelecer o diagnóstico e presumir a evolução da enfermidade ( ...
a avaliação inicial inclui uma análise do estado de saúde do paciente, através de um exame físico e histórico de saúde. A avaliação psicológica determina o estado emocional do paciente (por exemplo, se ele se encontra deprimido, com medo, agressivo, e se pode ferir a si próprio e os outros).
Uma avaliação funcional do movimento é feita com informações precisas sobre as condições de saúde e histórico clínico do aluno. De posse dessas informações, o avaliador aplica o teste de movimentos para avaliar a estabilidade do corpo, a mobilidade e a postura.