A indústria têxtil foi uma das pioneiras no processo de industrialização no Brasil. ... No período colonial, todas as fábricas de tecidos foram fechadas, devido a um alvará de dona Maria I, exceto as que produziam as roupas para escravos e embalagens.
O manuseio de fios e confecção de roupas se consolidou como uma verdadeira indústria em meados do século XVIII, com a evolução e desenvolvimento de tecnologias que permitiam a produção em massa. A partir disso, o cenário têxtil sofreu várias alterações, até chegar ao que conhecemos hoje.
Avanços. A Revolução Industrial começou na indústria têxtil. Antes disso, a produção de tecidos era um processo demorado. ... Whitney descobriu que uma máquina podia produzir muitas cópias das partes individuais de um produto ao mesmo tempo; depois disso, as partes podiam ser montadas por qualquer trabalhador.
Verificado por especialistas Porém, com a invenção das máquinas de tecer, agora qualquer pessoa que soubesse manusear a máquina podia produzir os tecidos, modificando uma das partes da cadeia econômica e barateando o custo dos tecidos.
Resposta: Antes da revolução industrial os processos eram artesanais, a população vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Visando aumento da produção, começaram a aparecer as fabricas.
Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal.
Fora das fábricas geralmente muitos não tinham residência,eram submetidos a condições horriveis de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 h diárias, com pequenas pausas de 30m para refeições.
As novas tecnologias estão impactando a forma de trabalho tradicional, excluindo algumas profissões e também gerando novos postos de trabalho. ... Essas novas possibilidades que a tecnologia propicia modificam as relações de trabalho e as oportunidades.
Não é de hoje que a tecnologia tem influência direta sobre o mercado de trabalho. ... Desse modo, a tecnologia vem contribuindo efetivamente para a automatização de processos dentro das empresas, modificando tanto a rotina dos funcionários quanto a dos gestores.