crossorigin="anonymous">
Segundo os especialistas em química, o nitrato de amônio, ao entrar em contato com o ar e o calor, pode gerar gases tóxicos – que podem provocar náusea e irritação nos olhos, na garganta e na pele. ...
Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira). O mesmo deve ser feito com os produtos inflamáveis e explosivos, os quais devem manter boa distância dos oxidantes.
- Não armazenar produtos químicos em prateleiras elevadas; garrafas grandes devem ser colocadas no máximo a 60 cm do piso. - Não armazenar produtos químicos dentro da capela, nem no chão do laboratório.
É ideal que esse tipo de produto seja estocado em almoxarifado, com a devida sinalização, ventilação e saídas de ar, bem como prateleiras largas, telhado sem infiltrações, instalações elétricas impecáveis e com alta resistência a estes materiais.
Os sólidos devem ser colocados em prateleiras superiores, e os ácidos nas inferiores. Esta disposição impede que os vapores ácidos entrem em contato com os sólidos e possam causar reações indesejáveis, podendo dar origem a incêndio e explosões.
Ácidos podem ser guardados em frascos de vidro, pois, com exceção do HF, não reagem com ele. ... Bases também podem ser acondicionadas em frascos plásticos, mas não em frascos de vidro, pois reagem com ele (o SiO2 presente no vidro é um óxido ácido). Frascos de zinco, alumínio, estanho e chumbo também não podem ser usados.
Resposta. Resposta: Ele vai reagir com metais mais reativos do que o hidrogênio para formar sal de sulfato metálico e liberar gás hidrogênio, ele reagirá com muitos metais comuns dessa forma incluindo ferro, zinco e alumínio.
O ácido sulfúrico é produzido a partir do enxofre, oxigênio e água por meio do processo de contato tradicional ou pelo processo a úmido.