A otite é toda inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e pode ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos. Algumas complicações no ouvido geram desconforto e fortes dores. A otite é uma das condições mais comuns nessa região, principalmente entre as crianças.
Quanto tempo demora para curar No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
Numa colher de sopa coloque 1 dente de alho amassado e um fio de azeite e leve ao fogo para amornar. Quando já estiver morno, molhe um pedaço de algodão no azeite, esprema para retirar o excesso de líquido e coloque-o no ouvido, de modo a tapá-lo. Deixe este remédio atuar por cerca de 20 minutos.
Se após experimentar as dicas, a dor continuar ou se demorar mais de 2 ou 3 dias, é aconselhado consultar um otorrino ou um clínico geral, para avaliar se existe alguma infecção que precise ser tratada com antibióticos específicos. Veja as principais causas de dor no ouvido e o que fazer em cada situação.
Usar o cotonete apenas na parte de fora da orelha O cotonete só deve ser usado na parte de fora da orelha e nunca deve ser introduzido no canal auditivo. Existem ainda cotonetes para bebês que impedem que o cotonete entre dentro do canal auditivo, servindo apenas para limpar a superfície.
O USO DE COTONETES Já que o próprio corpo humano é responsável por eliminar naturalmente o excesso de cera encontrado nos ouvidos, a utilização de cotonetes não se faz necessária para a retirada de cera. Pelo contrário, o seu uso é perigoso e pode acarretar danos à saúde auditiva!
Apesar de comum, esse hábito pode perfurar o tímpano Infelizmente, o hábito de limpar os ouvidos com cotonetes é bastante comum. Mas esse tipo de limpeza é contraindicado porque pode ferir ou perfurar o tímpano, além de prejudicar a lubrificação natural (produção de “cera”) do canal auditivo.
Como higienizar: a melhor maneira de fazer a limpeza é com uma toalha após o banho. Não se deve forçar a área interna. O cotonete só deve ser usado na parte externa. O que não fazer: usar cotonetes para limpar a parte interna, pois empurrará a cera para o interior da orelha.
Esse hábito pode danificar o canal auditivo ou o tímpano, ou ainda empurrar a cera até o canal, dificultando a remoção. Como consequência, podem ocorrer sensação de pressão no ouvido, diminuição da audição, dor e aglomerados de cera perto do tímpano que podem levar a infecções.
Quando usamos um cotonete, empurramos para dentro a cera que serve como proteção para o nosso ouvido podendo gerar uma espécie de tampão que deve ser removidos com lavagem em um consultório médico. Em casos mais graves, o cotonete pode atingir o tímpano e levar à perda de audição.
“Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos”, alerta Lazarini. Além disso, o cotonete empurra a cera e pode causar lesões internas e perdas auditivas irreversíveis.
Cotonete® é o nome comercial de um produto da empresa Johnson & Johnson, uma haste flexível de plástico com algodões em suas pontas. O termo cotonete se tornou um ícone e por isso hoje é raro utilizar-se do termo haste flexível.
COTONETES® chegou ao Brasil em 1965 e tornou-se sinônimo de hastes flexíveis destinadas à higiene. Ele foi criado por Leo Gersternzang, polonês naturalizado americano, que inventou uma solução prática e versátil para que sua esposa pudesse limpar o ouvido da filha do casal.