Dentro da Psicometria clássica duas das mais importantes características de um teste são a fidedignidade (confiabilidade) e a validade. ... Se um teste não for fidedigno torna-se impossível avaliar a sua validade, de forma que seria logicamente impossível ter um teste que seja válido mas completamente não confiável.
Um teste é fidedigno se o mesmo for exposto a repetidas mensurações e os resultados forem sempre os mesmos. Dentro da Psicometria há algumas formas para verificar a precisão de determinado teste, sendo elas: teste-reteste, consistência interna e até mesmo formas paralelas.
Normalmente, quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. Para ter certeza que a publicação possui um conteúdo crível, cheque se as informações entre os diferentes sites são parecidas e fazem sentido.
Para saber se uma fonte de notícias é confiável é necessário averiguar quem escreveu o texto, quais foram seus métodos de pesquisa, onde a notícia foi veiculada, as evidências que o texto trouxe e o objetivo aliado ao público-alvo da notícia.
Resposta: Consulte a fonte, a data da publicação, não leia só o título, pesquise em outros sites, veja se a página que postou não é página de piada, desconfie de textos alarmistas, cuidado com vídeos, áudios e fotos, eles podem ser facilmente editados. Não compartilhe notícias sem ter certeza de que é verdadeira.
Utilizamos essa expressão para nos referir aqueles textos na internet que tem informação de fato valiosa. Os conteúdos confiáveis são aqueles que trazem dados relevantes, explicações contundentes e análises nas quais podemos nos basear para entender melhor sobre um determinado assunto.
Sites como SciELO, periodicos., da CAPES, e até o Google Acadêmico são os mais recomendados na hora de encontrar artigos, periódicos e bases de dados confiáveis para usar em um trabalho.
As referências devem ter os elementos obrigatórios:
Fontes de pesquisa são referências de onde você encontrou determinada informação.
No caso de epígrafes de livros ou periódicos científicos, deve-se citar o autor, ano e a página no fim da epígrafe, em parênteses. É necessário incluir a fonte nas Referências. O sistema autor-data sugere que o sobrenome do autor (não deve-se incluir sufixos como Jr.) e o ano sejam inseridos no texto.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Edição (se houver). Local: editora, ano.
Como instalar fontes no Windows