Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.
A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país.
Para além das páginas lidas “A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma.
Estimula a criatividade A prática da leitura com regularidade torna as pessoas mais criativas. Isso pode ser explicado pelo fato de que, ao folhear um livro, elas costumam dar asas para a imaginação, tentando desenhar mentalmente cada cenário ou personagem de acordo com as descrições fornecidas.
Compreensão leitora é a faculdade – no sentido de capacidade cognitiva complexa – de entender os significados dos textos escritos. ... A compreensão leitora tem sido foco de interesse de psicólogos cognitivos, que tentam descrever como e quais são as estratégias mentais usadas para compreender o texto escrito.
Confira estas dicas para criar um hábito de leitura e não deixar mais os livros de lado.