Antigamente, as Highlands eram habitadas pelos gaélicos, um povo celta que veio da Irlanda, e pelos Pictos, que já estavam ali há tempos. As Lowlands eram habitadas pelos Scots, e depois pelos britânicos e anglos. Na verdade, a Escócia é um caldeirão de povos, e explicarei isso melhor em outro post.
Os escoceses (em gaélico escocês: Albannaich; em inglês: Scottish people ou Scots) são os membros de um grupo étnico da Escócia.
Para os fãs da série, fica a dica: é nesta área que Claire se despede de Jamie e onde fica o misterioso Craigh na Dun, que na verdade é um círculo de pedras fictícias construído com isopor! O lugar chama-se Clava Cairns, é muito próximo de Culloden e lindo. Só não espere o círculo de pedras da série.
O jacobitismo foi um movimento político dos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e Irlanda que tinha por objectivo a restauração do reinado da Casa de Stuart na Inglaterra e Escócia (e depois de 1707, ano em que o Reino da Escócia e o Reino da Inglaterra num Tratado de União se uniram criando a Grã-Bretanha).
A Escócia recupera a sua independência. Em 1502, o tratado de paz perpétua, assinado por James IV da Escócia e Henrique VII de Inglaterra, tem por objectivo por termo aos combates esporádicos entre os dois Estados.
James fugiu para a França, mas até morrer nunca abriu mão de seu direito ao trono. E, em 1745, Carlos, então o "herdeiro" após a morte do pai (também chamado James) foi para a Escócia tentar formar um exército para lutar com os ingleses e remover do trono George II, o que restauraria a dinastia Stuart.
Carlos II
As forças jacobitas lideradas pelo exilado Stuart Charles Edward Stuart derrotaram um exército do governo comandado por Sir John Cope , cujas tropas inexperientes quebraram diante de um ataque nas Terras Altas .
Em 1328, a Escócia tornou-se independente, com Robert Bruce como seu rei. ... Em 1707, o Parlamento escocês foi incorporado pelo da Inglaterra. Na época, a ilha inteira da Grã-Bretanha era um só reino chamado Grã-Bretanha. Em 1801, a Irlanda se incorporou à união, criando o Reino Unido.
Essa batalha ocorreu em 16 de abril de 1746, e deixou um terrível saldo: 300 mortos pelo lado inglês, e quase 2000 mortos do lado escocês. Hoje o lugar é pacato, e uma espécie de museu ao ar livre, que muitos viajantes seguem para conhecer.
A batalha de Culloden foi realmente um massacre. Para se ter uma ideia, as batalhas naquela época demoravam de dois a três dias, a de Culloden durou apenas 1 hora no total, com aproximadamente 1500 jacobitas mortos e um número bem menor do outro lado, com a perda de 50 soldados britânicos.
Culloden
16 de abril de 1746
1296 – 1328
O Reino da Escócia foi um Estado independente desde a sua unificação em 843, até 1707, quando o Tratado de União foi aprovado pelo Parlamento escocês, e levou à formação do unido Reino da Grã-Bretanha.
Aqueles que opunham-se à independência escocesa e aprovaram a continuidade de uma forma de união fizeram uma distinção entre nacionalismo e patriotismo, acreditando que fazer parte do Reino Unido seria do interesse nacional da Escócia, e argumentando que influências e benefícios culturais, sociais, políticos, ...
O Reino da Escócia foi fundado em 843, quando Kenneth I se tornou rei dos Pictos e dos Escotos. se estabelecer na ilha e expulsaram os romanos. Em 1066, os normandos (Vikings), liderados por "Guilherme O Conquistador", derrotaram os Anglo-Saxões (Ingleses) e assumiram o controle da Ilha.
inglês