Os alimentos processados podem ser definidos como: "Alimentos modificados do seu estado original por meio de uma grande variedade de tipos de processamento, com diversas finalidades". A maioria dos alimentos consumidos passa por algum tipo de processamento nos lares, nos serviços de alimentação ou na indústria.
E a comida de mentira? Fica por conta de alimentos com validades longas, super enlatados, alimentos prontos, congelados e carregados de ingredientes que “aumentam sua vida de prateleira”. Os mais temidos são: sódio, glutamato, corantes artificiais, entre outros.
Alimentos in natura - obtidos de plantas ou animais e adquiridos para consumo sem terem sofrido processamento.
Comida de verdade nada mais é do que a comida caseira que preparamos em nossa casa utilizando ingredientes naturais, nutritivos e sem adição de substâncias químicas como corantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes etc.
Os alimentos in natura, por serem 100% naturais, preservam suas qualidades nutricionais: sais minerais, vitaminas e fibras, por exemplo. Por isso que são tão interessantes do ponto de vista nutricional! Os minimamente processados também não ficam atrás.
Você pode comer a fruta pura, colocar em sucos, iogurte, mousses, vitaminas, tortas, doces e gelatinas. A ameixa é uma ótima pedida para qualquer horário do dia.
Receitas saudáveis com ameixa seca. Uma forma fácil de consumir esta fruta, aumentando a quantidade de fibras da dieta, é bater no liquidificador ameixa seca com granola, cereais e iogurte.
Uma dúvida frequente entre os diabéticos e pré-diabéticos está relacionada ao consumo das frutas. Algumas frutas são ricas em carboidratos e possuem alto índice glicêmico, por isso devem ser consumidas com moderação por quem tem diabetes, como exemplo ameixa, uva e figo.