Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que passa pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas.
Anatomia do coração Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
Os répteis crocodilianos tem o coração totalmente dividido em 2 ventrículos e 2 átrios, isso significa dizer que o sangue não se mistura (NO CORAÇÃO). Mas existe um local onde a artéria do ventrículo esquerdo se anastomosa (junta) com a artéria do ventrículo direito, ocorrendo assim, a mistura sanguínea.
No átrio esquerdo, o animal recebe sangue rico em oxigênio e, do lado direito, rico em gás carbônico. O sangue rico em oxigênio vem do pulmão para o coração, e o rico em gás carbônico está vindo do restante do corpo. No ventrículo, esses tipos de sangue encontram-se, porém não há uma mistura completa dos dois.
Sangue arterial: é o sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. É levado pelas veias pulmonares, pela artéria coronária, aorta.
Principais artérias do corpo A maior artéria do corpo é a aorta e dela se subdividem quatro ramificações: arco aórtico, aorta torácica, aorta abdominal e aorta ascendente.
Principais Veias do Corpo Humano
Veias importantes e sistemas venosos
De acordo com a localização das veias no corpo, essas podem ser classificadas em dois tipos: superficiais e profundas.
Por que o sangue é vermelho e a veia é azul? As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio. Mas, para entender isso é preciso saber o caminho que percorre dentro do corpo.
A veia cava inferior, por sua vez, é a maior veia do corpo humano, apresentando um diâmetro de aproximadamente 3,5 cm. É formada pelas duas veias ilíacas comuns, responsáveis por recolher o sangue dos membros inferiores e da região pélvica.
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra. As artérias menores se contraem e relaxam num período entre 2 e 8 segundos. As plaquetas sangüíneas — moléculas responsáveis pela coagulação — vivem apenas dez dias.
A drenagem do sangue no membro superior se faz através de uma veia principal que chega ao coração, a veia cava superior, ou melhor, o retorno sanguíneo dos membros superiores para o coração (terminando na formação da veia cava superior) se dá por vias aferentes através de diversas veias.
As veias jugulares internas são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Se unem com a veias subclávias (abaixo da clavícula) para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior.