A alanina desempenha importante função metabólica, onde se observa a degradação de aminoácidos nos tecidos para a obtenção de energia. ... Nos músculos, onde há a quebra dos aminoácidos para utilização como fonte de energia, os aminoácidos são capturados sob a forma de glutamato, por transaminação.
Aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se ligam um grupo carboxila, um grupo amino, um hidrogênio e um grupo variável. Existem 20 aminoácidos considerados como padrões e que são os responsáveis por formar todas as proteínas existentes.
Os aminoácidos podem ainda sofrer outras divisões, segundo o “R” de cada um deles:
Os aminoácidos das proteínas possuem todos a configuração L. A quiralidade (ou assimetria) do carbono confere aos aminoácidos atividade óptica (com excepção da glicina que tem só dois protões no carbono alfa, pelo que não existe carbono assimétrico).
Todos os aminoácidos têm uma cadeia lateral R característica, que influencia as suas propriedades físico-químicas e, consequentemente, as propriedades da proteína que constituem.
As cadeias laterais alifáticas dos aminoácidos Ala, Val, Leu and Ile (and Gly) apresentam características hidrofóbicas. Uma característica geral de proteínas globulares consiste na localização de resíduos hidrofóbicos no interior da proteína enquanto os resíduos polares ou carregados se situam à superfície da proteína.