O movimento simbolista se desenvolveu entre os anos de 1885 e 1895, na França, e se expandiu para outros países, destacando as mudanças da sociedade, tanto as físicas quanto as culturais. Alguns temas recorrentes incluíam a inovação científica do período e as incompreensões sobre a vida.
A exemplo do realismo, tem seu auge durante a segunda metade do século XIX. Além de rejeitarem os excessos românticos, os simbolistas negam também a reprodução fotográfica dos realistas. Preferem retratar o mundo de modo subjetivo, sugerindo mais do que descrevendo.
O espaço cênico não é mais dado ao espectador por inteiro, cada objeto posto em cena deve sugerir algo ao espectador, que deixa de ser um mero indivíduo passivo dentro do espetáculo. O teatro simbolista exige do espectador atividade intelectual contínua.
Nas artes plásticas, os artistas simbolistas mais proeminentes foram os franceses Paul Gauguin (1848-1903), Gustave Moreau (1826-1898) e Bertrand-Jean Redon (1840-1916). Já no teatro simbolista podemos citar o dramaturgo belga Maurice Maeterlinck (1862-1949) e o dramaturgo italiano Gabriele d'Annunzio (1863-1938.)
Em se tratando do teatro brasileiro das décadas de 10 e 20 do século XX tem-se os dramaturgos; Coelho Neto (1864-1934), Goulart de Andrade (1881-1936), Oswald de Andrade (1890-1954), João do Rio (1881-1921), Oscar Lopes (1882-1938), Carlos Dias Fernandes (1875-1943), Emiliano Perneta (1866-1921), Durval de Moraes (1882 ...
No SIMBOLISMO os temas são mais místicos e espirituais . -os simbolistas apelam ao metafísicos ao inconsciente, -cria uma uma linguagem simbólica para valorizar a morte, o soturno, o mistério. -o simbolismo era chamado de decadentismo , devido ao gosto pela morte e pelo fúnebre .
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
A poesia simbolista utilizava uma linguagem contrária ao objetivismo do Realismo. Assim, sugeria a realidade se utilizando de símbolos, metáforas, sinestesias e recursos sonoros. O objetivo era reproduzir o mundo interior, sem lógica, anti-social e intuitivo. O Parnasianismo defendia o princípio da "arte pela arte".
O Simbolismo é uma volta ao Romantismo, especificamente ao "mal do século", que marcou a segunda fase romântica. Apesar de várias de suas características coincidirem, o Simbolismo optou pela expressão da subjetividade sem o sentimentalismo choroso e superficial dos românticos.
O poeta francês Charles Baudelaire é considerado precursor do Simbolismo por sua obra As Flores do Mal, de 1857. ... Para os simbolistas, a arte deve ser uma síntese entre a percepção dos sentidos e a reflexão intelectual. Buscam revelar o outro lado da mera aparência do real.
O movimento Parnasianismo foi baseado pela doutrina da “arte pela arte” que teve origem pelo poeta francês Théophile Gautier, que defendia o princípio de que a arte não precisava ter uma base de significados e sentimentos humanos, mas sim com o intuito de ser perfeita, bela e refinada.
Umas das principais características do parnasianismo se refere ao objetivismo, como já vimos. A definição do parnasianismo está ligada a ideia da “arte pela arte”. Esta frase foi popularizada por Théophile Gautier (1811-1872) e significa a produção da arte pela sua essência e a metalinguagem.
(F. Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam: engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente. a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
A tríade parnasiana é a forma como ficou conhecido o grupo de três poetas parnasianos brasileiros de maior destaque: Alberto Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. O Parnasianismo é uma escola literária poética contemporânea ao Realismo e ao Naturalismo que se caracterizou pela idealização da "arte pela arte".
As características do parnasianismo residem na sentença “arte pela arte”, ou seja, na busca da perfeição das formas poéticas e no rigor estético, permeado por valores clássicos. ... Foi assim que os parnasianos utilizavam palavras cultas e rimas raras, ricas e perfeitas em suas composições.
O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas. Para “sugerir” a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas, sinestesias (cruzamento de campos sensoriais diferentes), recursos sonoros e cromáticos (cor).
Os simbolistas estão mais preocupados com o “eu” do que com a questão do amor; Imprecisão e intuição: os poemas desse movimento literário sempre trabalharão com símbolos, o que faz com que eles sugiram imagens para que o leitor possa compreende-la de acordo com a sua experiência de mundo.
O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do gênero, transmite a ideia de uma obsessão pelo branco (outra característica do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa: "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
O objetivo do simbolismo era “libertar” a palavra de sua suposta escravidão referencial, dando-lhe vida própria (ela é um “símbolo”); ao mesmo tempo, ela deveria revelar valores mais profundos da realidade - e aqui está o liame que o movimento mantém com a vida ideológica.
Expressão ou interpretação por meio de símbolos.
1. Ideografismo. Elementos técnicos mínimos gráficos e outros aspectos que possibilitam observar o máximo de características originais e particulares dos registros gráficos.