EQST

Em Que Regio Se Encontra Grcia?

Em que região se encontra à Grécia?

Situada no extremo sul dos Bálcãs, no sudeste da Europa, a Grécia abrange a península montanhosa do Peloponeso e cerca de duas mil ilhas nos mares Egeu e Jônico. Faz fronteira a norte com a Bulgária, e com a Albânia; a leste com a Turquia; a sul com o Mar Mediterrâneo e a oeste com o Mar Jônico.

Qual a localização clima e vegetação da Grécia antiga?

A vegetação consiste, no norte da península balcânica, de árvores e arbustos, principalmente nas encostas das montanhas e colinas. No sul, predominam os arbustos e as pequenas árvores; durante o verão, graças ao clima seco, eles ficam em grande parte ressecados.

Quais foram os períodos da Grécia antiga?

Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...

O que significa política na Grécia antiga?

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

Qual é a relação entre Polis e política?

A política é uma criação helênica, diz respeito e deriva do termo pólis, que era a forma que assumia as antigas cidades gregas. ... Na Grécia antiga a política era assunto de todos os cidadãos, e o governo da pólis se encontrava nas mãos de todos aqueles que integravam o corpo cívico.

Qual a importância da Polis para a expansão da filosofia?

A pólis ou cidade-estado era importantíssima para a filosofia pois lá , na Grécia antiga ( que foi onde iniciou-se a filosofia ) situavam-se as polis , e nas polis , existia a àgora , que era basicamente , uma praça onde as pessoas praticavam e desenvolviam a filosofia.

Quais são as principais pólis gregas?

A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.

Qual era o tipo de trabalho predominante nas polis gregas?

agricultura

Por que dentre as polis gregas Atenas foi a mais destacada?

Atenas, por seu desenvolvimento econômico e cultural, foi a que mais aprimorou as formas de convivência política através da democracia, modelo político através do qual os cidadãos (homens livres e iguais) deliberavam sobre as questões da cidade e seu destino político.

Qual é a diferença entre os genos e as polis gregas?

Resposta. Resposta: Período Arcaico: com a desagregação dos genos, começaram a se formar as cidades-estados (as pólis). ... Essa é a diferença: genos era a forma primitiva de clã familiar que evoluiu com o tempo para pólis, as cidades-estados.

Quem podia ser Considerando cidadão na polis Esparta?

Só era considerado cidadão na pólis os indivíduos do sexo masculino, desde que esses não fossem escravos e nem estrangeiros. ... Vale dizer que pólis é praticamente o mesmo que cidade, no caso, representamos como modelo a cidade-estado de Atenas.

Quem não era considerado cidadão?

Resposta: Mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

Quem era considerado cidadão no Brasil atualmente?

Segundo o Artigo 12 da Constituição Federal de 1988, são considerados cidadãos os nascidos em território nacional, ainda que de pais estrangeiros - desde que não estejam trabalhando para o seu país de origem -, filhos de brasileiros nascidos no exterior, os estrangeiros que morem há mais de quinze anos ininterruptos e ...

Quem não era considerado cidadão ateniense?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

O que é necessário para ser um cidadão ateniense?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Como era organizada e quem fazia parte da democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.