O partograma deve ser aberto quando se identificar dilatação cervical de 6 cm. Colo uterino dilatado para, no mínimo 4 cm, com apagamento total ou 5 cm independente do apagamento.
Neste período deverá ser avaliada a contração uterina quanto ao número, duração e intensidade (tônus uterino). Deverá ser registrada no seguinte modelo: X/Y'/Z”, sendo X o número de contrações, Y, os 10 minutos de exame, e Z a duração de cada contração, especificadas em segundos.
Dinâmica uterina – D.U. Avaliação das contrações uterinas, realizando-se a dinâmica uterina (DU) para verificar intensidade, duração e frequência das contrações em um intervalo de 10 minutos; deve ser feita a cada 60 minutos.
Dinâmica Uterina. É o número e duração de contrações ocorridas em um intervalo de tempo de 10 minutos. A CONTRAÇÃO TEM DUAS FASES: - Contração. - Relaxamento. Em geral a contração no início do trabalho de parto, dura 20 ou 40 segundos, e no final 60 segundos.
Pós-datismo: é a gestação que ultrapassa 40 semanas. cardíacos fetais. estão relacionados à gestação prolongada.
Hipoglicemia neonatal: o que é, sintomas e como tratar. A hipoglicemia neonatal corresponde à diminuição dos níveis de glicose no sangue do bebê que pode ser percebido no período entre 24 e 72 horas após o nascimento.
Fatores de risco incluem prematuridade, ser pequeno para a idade gestacional, diabetes materno e asfixia perinatal. As causas mais comuns são depósito deficiente de glicogênio, atraso na alimentação e hiperinsulinismo. Os sinais incluem taquicardia, cianose, convulsões e apneia.
Valores do nível de glicose plasmática considerados normais para o recém-nascido: 40 – 150mg/dl. Níveis de glicose sanguínea normais para o recém-nascido. TAMEZ, R.N.; SILVA, M.J.P. Enfermagem na UTI-neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco.
A glicemia de jejum em um recem nascido deve permanecer entre 50 e 80 mg/dl e fora do jejum até 98 mg/dl.
Alguns dos principais sintomas da hipoglicemia em bebês são:
Se os níveis de glicemia chegarem a valores muito baixos, acontece o coma hipoglicêmico. Nesta situação, os valores de glicose no sangue estão tão baixos que são insuficientes para o cérebro continuar funcionando adequadamente. Em geral, a pessoa fica semi-consciente (comporta-se como um embriagado) ou inconsciente.
No caso de uma crise, coma: