Isto irá “afrouxá-lo” e dificultar a estocagem. Ao estocar as caixas recebidas recomendam-se alguns cuidados: Os amarrados devem ser dispostos de maneira alternada no palete sobre o qual vão ser transportados e estocados, o que dá maior estabilidade à pilha.
Por isso tantas transportadoras adotam a paletização de cargas para facilitar essa tarefa. Paletizar nada mais é que utilizar paletes para permitir o empilhamento de todos os produtos dentro do estoque. Caso você ainda não saiba, um palete é uma plataforma padronizada sobre a qual os produtos são colocados.
1. Conceitos Gerais e Tipos de Unitização. A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque.
adjetivo Diz-se da mercadoria fixada sobre bandeja de fibra ou metálica, para operação em bloco, no transporte. Etimologia (origem da palavra paletizado). Do inglês pallet.
No transporte de mercadoria, os modais mais utilizados são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário, aéreo e o multimodal. Vamos conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas, lembrando que o importante é adaptar o tipo de transporte ao tipo de carga que deseja transportar.
Existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças de atração ou repulsão, de acordo com os seguintes princípios básicos: – Cargas elétricas positivas se repelem; – Cargas elétricas negativas se repelem.
Na natureza, até onde entendemos, existem dois tipos de carga, a carga POSITIVA e a carga NEGATIVA. Quando um corpo está em equilíbrio, isto é, a quantidade de carga negativa e positiva é igual, dizemos que o corpo está neutro, ou sem carga elétrica.
Para ser considerado transporte de carga perigosa, basta qualquer tipo de carga ser transportada de forma inadequada, mal acondicionada, etc. Já transporte de produtos perigosos é aquele que representa risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.
Contudo, vale ressaltar que alguns documentos são necessários nesse tipo de atividade. Assim, tenha sempre em mãos o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e o certificado de realização do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP).