Ao ativar a compactação de disco, você economiza espaço no disco rígido, mas o benefício não é sem custo. A compactação usa energia de processamento (CPU). Toda vez que você acessa um arquivo, ele deve ser lido e descompactado para ser trabalhado. Todo arquivo que você salvar ou editar também precisará ser compactado.
O caminho a ser seguido é praticamente o mesmo:
Arquivos zipados (compactados) ocupam menos espaço de armazenamento e podem ser transferidos para outros computadores mais rapidamente do que arquivos não compactados. No Windows, você trabalha com arquivos e pastas compactados da mesma forma que trabalhar com arquivos e pastas descompactados.
A compactação de arquivos foi inventada para diminuir o espaço em disco utilizado por arquivos na época em que discos rígidos ainda possuiam um custo elevado. Um compactador é um aplicativo (programa) que realiza a tarefa de compactar um (ou vários arquivos) em um único arquivo, de tamanho reduzido.
O processo de compactação nada mais é um processo de reestruturação de forma mais inteligente desses dados, e funciona assim: Em vez de listar as mesmas informações diversas vezes, ele relaciona apenas uma e depois cria uma referência para a primeira, todas as vezes que essa informação aparecer no arquivo.
As três letras que definem esses formatos normalmente indicam o algoritmo de compressão utilizado. Dentre os mais famosos estão: ZIP, RAR, TAR, 7Z, BZ2,CAB, DEB, RPM e muitos outros. O Portal Baixaki já realizou uma comparação entre os dois principais compactadores de arquivos: WinZip e WinRAR.
zip e . rar são utilizados com grande frequência no compartilhamento de documentos. Normalmente, esses formatos ficam em tamanho menor para que o envio seja mais rápido. No entanto, para a leitura ou visualização do arquivo é necessário descompactá-lo com o WinRAR ou WinZip.
Com o WinRAR, é possível testar o conteúdo de arquivos zipados para saber se eles estão corrompidos ou incompletos. Para isto, basta selecionar o arquivo desejado e clicar em "Testar".
Um arquivo zipado é um item compactado por um programa com o propósito de diminuí-lo, deixando a extensão . ZIP. Para abri-lo em seu smartphone Android, basta ter instalado um aplicativo com esse recurso. Alguns exemplos são o ES File Explorer e o AndroZip.
Ao baixar uma exportação, ela pode vir em um arquivo compactado, mais conhecido como ZIP. A compactação de arquivos os torna menor em tamanho. Nós compactamos exportações para permitir downloads mais rápidos e maior capacidade de armazenamento.
Descompactar arquivos
Como abrir arquivos Zip
Zip é um formato de arquivo amplamente utilizado que é usado para compactar um ou mais arquivos juntos em um único local, reduzindo o tamanho geral e facilitando o transporte dos arquivos. Arquivos zip funcionam de modo muito similar a uma pasta padrão em seu computador.
Se o usuário deseja descompactar uma pasta ou arquivo, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher a opção “Extrair arquivos”. Há, também, a possibilidade de realizar um clique duplo no arquivo compactado. Assim que a interface abrir, o usuário deve escolher a função “Extract to”.
Abra o Explorador de arquivos e localize a pasta zipada. Para descompactar toda a pasta, clique com o botão direito do mouse para selecionar Extrair Tudo e siga as instruções. Para descompactar apenas um arquivo ou uma pasta, clique duas vezes na pasta zipada para abri-la.
Como abrir arquivos RAR Inicie o WinZip a partir do menu Iniciar ou do atalho da área de trabalho. Abra o arquivo compactado clicando em Arquivo > Abrir. Se o seu sistema tiver a extensão de arquivo compactado associada ao programa WinZip, basta clicar duas vezes no arquivo.