Não há um medicamento específico para a doença. O médico-veterinário vai avaliar o quadro e indicar fármacos que controlam os sinais clínicos da calicivirose felina. Assim, podemos dizer que se trata de um tratamento de suporte. No geral, os profissionais prescrevem antibióticos e antitérmicos.
O complexo respiratório felino (CRF) refere-se à apresentação aguda característica de doença contagiosa respiratória ou ocular causada por um ou múltiplos patógenos.
O que é o calicivírus? O calicivírus felino (FCV) é, como o nome indica, um vírus que pode provocar algumas alterações nos gatos. Tem uma grande variabilidade genética, ou seja, diversas estirpes, o que faz com que o animal possa apresentar diversos sinais clínicos dependendo da estirpe.
Sintomas da gripe em gatos
Você já se perguntou como os gatos fazem isso? De acordo com estudos, o som sai da garganta do pet. “O ronronar vem da contração e dilatação da glote, na região da laringe. Esse movimento faz com que o local produza uma liberação de ar, emitindo o barulho”, explica a médica veterinária da Petz, Dra.
Anatomicamente, esses barulhinhos são produzidos quando o gato puxa o ar para dentro - o rugido é quando o animal expulsa o ar com muita força - e costumam ser emitidos para expressar sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Na maioria das vezes, os gatinhos fazem esses sons para demonstração de prazer e satisfação.
Sintomas de problemas respiratórios em gatos As doenças indicativas de problemas no trato respiratório inferior são tosse, respiração ofegante, dificuldade em respirar, falta de ar e ainda respirar com a boca aberta. Todos estes sintomas podem ser acompanhados por febre, falta de apetite e saúde debilitada.
Caso o tutor encontre o gato com respiração ofegante, deve levá-lo o quanto antes ao médico-veterinário. Afinal, ele está com dificuldade de inspirar todo o oxigênio que precisa e, quanto mais tempo ficar com essa deficiência, pior o quadro clínico se tornará.
Embora o aparecimento da gripe em gatos seja mais comum em animais jovens, ela pode acometer felinos de qualquer idade. No geral, quando a doença é causada pelo calicivírus, ela tem duração aproximada de uma a duas semanas. Já no caso do herpesvírus, o ciclo da doença é maior e varia entre duas e quatro semanas.
Quando o gato tosse como se estivesse engasgado, pode ser que algo esteja obstruindo sua garganta. Fique atento aos sintomas e leve-o ao veterinário o mais rápido possível ao notar qualquer sinal que ele esteja ficando com falta de ar.
No entanto, se o seu gato tenta, tenta, e não consegue eliminar a bola de pelo, fique esperto. Se mais de um dia se passa e ele continua tentando vomitar sem conseguir, é hora de intervir, e talvez até correr pro veterinário.
Para isso, abra a boca do cachorro, apertando delicadamente a articulação da mandíbula, de forma a tentar enxergar o que está na garganta do peludo. Tente colocar a língua dele de lado e use uma lanterna, para ajudar a visualização. Caso consiga, tente retirar o objeto, com a mão mesmo.
O princípio é o mesmo com os cachorros: “Quando o animal engasga, a manobra de Heimlich funciona muito bem. A gente só precisa tomar cuidado com a intensidade da pressão que vai ser feita no abdômen do animal porque, dependendo da raça, eles são menores do que a gente”, explicou Renata.
Se o cachorro for pequeno, segure-o pelas patas traseiras e levante ele, deixando a cabeça para baixo. Chacoalhe o animal (DELICADAMENTE) e veja se ele consegue expelir o objeto. Já se seu cãozinho for grande e for impossível suspendê-lo, segure as patas de trás e levante-as, mantendo as patas dianteiras no chão.
Outras formas para evitar o engasgo envolvem:
"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.
Para que o sono do recém-nascido seja tranquilo e seguro, pais devem entender qual a melhor posição para o bebê dormir. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que durma de barriga para cima (decúbito dorsal), para evitar a morte súbita.
Como fazer o bebê dormir de dia
Para os pediatras, dormir com a criança pode causar acidentes fatais. “É alto o risco de sufocamento do bebê que dorme na cama com os pais”, diz o pediatra Sylvio Renan, autor do Blog do Pediatra. Para ele, o bebê deve permanecer no quarto dos pais em um moisés ou no carrinho só durante o primeiro mês de vida.