Identificando e nomeando emoções
Leve a criança à frente do espelho e peça para ela fazer algumas expressões, como, alegria, tristeza, raiva, calma, ansiedade. Depois de observar, peça para desenhar as que mais gostou de fazer, ou as que achou mais difícil. Aproveite este tempo para conversar.
Como ensinar as crianças a falarem sobre seus sentimentos
A seguir, 10 dicas para ajudar seu filho a lidar com as emoções:
Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
Diminua os julgamentos Mesmo que você estranhe ou até ache ridícula a opinião do outro, tente ver a questão por outra perspectiva. Aprecie as diferenças que existem entre vocês e procure ao máximo aprender algo com elas. Não foi possível, afaste-se.
Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.
Uma vez que essa memória facilita a assimilação de atividades complexas como a aprendizagem, a compreen- são e o raciocínio, ela tem papel fundamental no gerenciamento e na tomada de decisões, situa- ções que a afetam devem ser evitadas, a fim de impedir problemas na aquisição e ou no resgate da informação.
O hipocampo é necessário para a formação das memórias explícitas, ao passo que várias outras regiões do cérebro, incluindo o estriado, a amígdala e o nucleus accumbens, estão envolvidos na formação das memórias implícitas.