Os principais beneficiados foram a Inglaterra, a França e a Itália, entre os europeus, e os EUA, que conseguiram criar as instituições de fortalecimento da internacionalização dos capitais na segunda metade do século XX.
Resposta. Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na segunda guerra mundial, recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu comandado pela extinta União Soviética.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947.
O Plano Marshall foi um plano econômico elaborado pelos Estados Unidos e países aliados com o objetivo de auxiliar economicamente a Europa Ocidental durante os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Assim, o Plano Marshall era parte da chamada Doutrina Truman, nome dado à política externa dos Estados Unidos a partir de março de 1947, quando o presidente fez um discurso de combate à ameaça comunista. Por quatro anos, a partir de 8 de abril de 1948, dezesseis países, receberam ajuda proveniente do Plano Marshall.
O Plano Colombo ficou conhecido como o equivalente ao Plano Marshall, no continente asiático. ... A organização teve por propósito auxiliar no desenvolvimento econômico dos países asiáticos após os resultados catastróficos da Segunda Guerra Mundial.