A partir dos anos 1950, os trabalhadores conquistaram diversos direitos trabalhistas. Com isso, o setor passou a cuidar, principalmente, da parte burocrática e dos direitos dos profissionais, passando a ter o nome de Administração de Pessoal. Vinte anos mais tarde surge o termo Recursos Humanos.
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).
A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização. ... incentivar a aplicação de uma abordagem ética à gestão de pessoas.
Presidentes e gestores têm papel fundamental na atração, retenção e na administração de pessoas; a área de RH é estratégica e atua como parceiro de negócios. Os responsáveis pela gestão de pessoas numa organização são os gestores, e não a área de RH. ...
Veja alguns benefícios do novo formato da gestão de pessoas:
O que é gestão de equipes? A gestão de equipes consiste no controle sobre o trabalho e desempenho de um determinado grupo de funcionários. Os responsáveis por essa gestão, devem manter as equipes motivadas e engajadas para aumentar a produtividade.
Não pode haver uma gestão de equipes eficaz sem que haja um conhecimento individual de cada membro que a compõe. O papel do gerente é reconhecer as habilidades de cada um de seus colaboradores e saber aproveitar ao máximo o seu potencial. Quando conhecemos as pessoas que estão conosco fica mais fácil delegar tarefas.
Quais documentos devem constar no prontuário de funcionário?