O que diz a lei sobre hora extra. Em primeiro lugar, vamos definir o que é hora extra. Em resumo, é toda hora excedente que o colaborador trabalha além da sua jornada de trabalho normal. Segundo as regras da CLT, a jornada de trabalho não pode exceder a carga horária de 8 horas diárias ou 44 horas semanais.
As horas extras trabalhadas em dias úteis devem ser pagas com um acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal. Já o acréscimo de 100% deve ser pago quando as horas extras são realizadas no domingo ou em feriados, pois não são considerados dias úteis.
Como calcular data e hora no Microsoft Excel
Em relação ao cálculo das horas noturnas, vejamos: No momento de calcular o adicional noturno não se pode esquecer de transformar a hora normal em hora noturna. Para isso, orientamos que se dividam as horas-relógio por 52,5 (corresponde a 52'30") e multiplique por 60 (nº de horas : 52,5 x 60 = nº de horas noturnas).
A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna.