INNER JOIN – Consultar dados em duas ou mais Tabelas no MySQL
Em sua forma mais simples, um Comando SELECT deve incluir o seguinte: Uma cláusula SELECT que especifica as colunas a serem exibidas....Na sintaxe
Firebird
Ver todas tabelas pelo MySql: > show tables; Ver todas tabelas no Oracle.
Também é possível listar informações referentes as tabelas de um schema usando o seguinte comando:
Basta selecionar a tabela e pressionar Alt + F1 , mostrará todas as informações sobre a tabela, como nome da coluna, tipo de dados, chaves etc.
Usando o SQL Server Management Studio
Anjosiara, Uma dica para este tipo de situação é você usar o profile do SQL. Com isso você executa algum processo dentro do sistema e depois verifica em qual tabela/coluna o dado foi acessado.
3ª) Utilizar a view "tables" para listar suas tabelas. Esta view já está por padrão no catálogo de sistema do postgresql em information_schema. O information_schema é um padrão ANSI, que contém views que fornecem informações sobre o banco de dados: tabelas, views, colunas e procedures.
SELECT table_schema AS "Database", ROUND(SUM(data_length + index_length) / 1024 / 1024, 2) AS "Size (MB)" FROM information_schema. TABLES GROUP BY table_schema; Neste segundo comando você lista as tabelas em um banco e tamanho delas individualmente.
Como calcular o tamanho de uma tabela no Oracle. Clique no Windows botão " Iniciar" e clique em "Todos os Programas". Clique em " Oracle", clique em " Enterprise Manager " para abrir o software de consulta de banco de dados . listas este código cada tabela Oracle e seu tamanho associado em gigabytes.
Você pode usar a consulta abaixo para encontrar o tamanho de todos os bancos de dados do PostgreSQL. Referência é retirada deste blog. Inicie o pgAdmin, conecte-se ao servidor, clique no nome do banco de dados e selecione a guia de estatísticas. Você verá o tamanho do banco de dados na parte inferior da lista.
Como verificar o tamanho de uma tablespace
O tablespace SYSTEM (tablespace de sistema) é uma parte obrigatória de todo banco de dados Oracle. É onde o Oracle armazena todas as informações necessárias para o seu próprio gerenciamento.
Criando uma tablespace. CREATE TABLESPACE exemplo_tablespace LOGGING DATAFILE 'C:\ORADATA\exemplo_tablespace. dbf' SIZE 100m AUTOEXTEND ON NEXT 100m EXTENT MANAGEMENT LOCAL; Também devemos vincular um usuário no Oracle a esta tablespace conforme exemplo da Listagem 3.
O Oracle Database usa diversas estruturas físicas de armazenamento para gerenciar o banco de dados. Algumas dessas estruturas são: Datafiles, Redo Log Files, Archive Logs, Control File, Parameter Files, entre outras.
Cinco desses processos são obrigatórios para cada instância são eles: DBWn ( Data base write ), LGWR (Log Write), SMON (System Monitor) , PMON (Process Monitor), CKPT (Checkpoint).
Instância. Um banco de dados Oracle é associado a uma instância. A instância inclui os processos de memória e plano de fundo que fornecem suporte ao banco de dados. The instance comprises the memory and background processes supporting the database.
A combinação das estruturas de memória na SGA e dos processos em background é chamada de instância ORACLE. ... Basicamente é formada pelas estruturas identificadas por shared pool, database buffer cache e redo log buffer cache. Entretanto, em algumas configurações do ORACLE podem existir outras estruturas.