O projeto de reflorestamento deverá contemplar o espaçamento e o desenho do plantio, a proporção de espécies pioneiras e não-pioneiras, os principais fatores socioambientais de risco e as medidas para evitá-los (ex: cerca, aceiro, etc.), a taxa de replantio, a possibilidade de mecanização em função das características ...
Entenda a importância do reflorestamento
O principal passo antes de realizer o reflorestamento é o estudo da região afetada. Além da flora, a fauna da região original também precisa ser analisada, pois gera um impacto enorme na biodiversidade da região, modificando o perfil do solo e as características da própria flora como um todo.
O reflorestamento é uma atitude ambiental que visa recuperar áreas que por forças naturais ou humanas perderam sua vegetação. Esta recuperação pode acontecer através do plantio de mudas de árvores nativas e também da manutenção da vegetação que existe nestas áreas.
Pode ser feito de duas maneiras, heterogênea, onde Mudas nativas para reflorestamento são utilizadas para recuperação de algumas funções ecológicas, como a proteção de mananciais. A segunda é a homogênea, utilizada normalmente para fins econômicos, onde apenas uma espécie é plantada.
Existem várias técnicas de recuperação de áreas degradadas, tais como plantio em linhas, plantio alternado e sistemas agroflorestais. A escolha da técnica de recuperação implica na seleção de espécies que devem pertencer ao bioma da área a ser recuperada.
A silvicultura pode ser definida como a prática para o melhor uso da floresta, considerando o processo de produção, reprodução e cultivo de florestas, com foco na preservação e no reflorestamento. Dessa forma, a silvicultura tem uma ampla aplicação na gestão ambiental em geral.
Piscicultura refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água doce. Apicultura é a criação de abelhas com fins industriais.
Resposta. Silvicultura é a criação e o desenvolvimento de povoação florestal com intuito comercial ou simplesmente de hobbie nela cria-se uma floresta ou determinadas espécies de plantas, para depois vendê-las.
A mais importante atividade extrativa vegetal do Brasil é sem dúvida a madeireira. Ela ocorre desde o início da colonização e levou várias formações vegetais à extinção. A região Norte fornece 25% de toda a madeira do país. Nessa área atuam empresas nacionais e estrangeiras, além dos madeireiros individuais.
Sudeste
Resposta. Há principalmente a pesca do camarão, do atum, da tainha, da lagosta, de moluscos e crustáceos, principalmente.