Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar uma conjunção, basta negar as duas proposições simples e trocar o E (∧) por um OU (∨). Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar uma disjunção, basta negar as duas proposições simples e trocar o OU (∨) por um E (∧).
então…” em “se… então…”. Para isso deveremos, inicialmente, negar as duas partes da proposição “Se estou feliz, então passei no concurso”. Como a primeira sentença é “Estou feliz” sua negação será “Não estou feliz” e como a segunda sentença é “Passei no concurso” sua negação será “Não passei no concurso”.
Para negar a bicondicional, teremos na verdade que negar a sua conjunção equivalente. E para negar uma conjunção, já sabemos, nega-se as duas partes e troca-se o E por OU. Fica para casa a demonstração da negação da bicondicional.
A operação lógica da disjunção funciona de forma semelhante à conjunção semântica ou. A disjunção é verdadeira se alguma das frases o for. No entanto, como a linguagem pode ser ambígua, nem sempre as conjunções semânticas têm este significado matemático: este ou pode significar uma disjunção exclusiva.
Na disjunção inclusiva a verdade de uma proposição não impede a verdade da outra. Na disjunção exclusiva a verdade de uma implica a falsidade da outra. Isto é uma verdade lógica.
Os conectivos lógicos são utilizados para operar as proposições simples, transformando-as em proposições compostas. Eles são de suma importância para a interpretação das questões nas provas de concursos. São eles: “e”, “ou”, “se, então”, “se, e somente se” e “ou… ou…”.
Significado de Ilógico adjetivo Que não é conforme à lógica: conclusão ilógica.
adjetivo Em que há ou demonstra despropósito; que diz disparates: comportamento disparatado; discurso disparatado. Desprovido de sentido; que é absurdo; contrário ao bom senso; despropositado.
Significado de Incoerente adjetivo Sem coesão; falta de conexão entre uma coisa e outra, entre fatos e ações. Desarmônico; que não está bem ordenado. Irracional; desprovido de lógica, nexo; que é contraditório. Diz-se da pessoa que se comporta de modo ilógico ou irracional.
Verificado por especialistas As palavras "inquietações" e "ilógico" foram construídas pelo processo de derivação prefixal ou prefixação. "Inquietações" deriva de "quieto" e foi formada por meio do acréscimo do prefixo "-in" (negação) e do sufixo (-ções).
Derivação. O processo de derivação consiste na formação de uma nova palavra a partir de uma já existente, chamada de palavra primitiva. Podemos observar que “rosa” e “feliz” não se formam a partir de outra palavra já existente, mas permitem a formação de novas através do acréscimo de sufixos e prefixos ao radical.