A biodigestão anaeróbia é o processo de decomposição de matéria orgânica que ocorre na ausência de oxigênio gerando o biogás e um resíduo líquido rico em minerais que pode ser utilizado como biofertilizante. O biogás é composto principalmente de metano e gás carbônico, ambos com ampla utilização na indústria.
O biodigestor em suas várias utilizações impede a liberação de metano na atmosfera, o que previne a degradação do meio ambiente. Além disso, há também a produção do biofertilizante, que é benéfico na qualidade dos alimentos produzidos na propriedade de quem pretende implantá-lo.
Cada 1 m³ de biogás equivale a 0,66 litros de diesel ou 0,7 litros de gasolina, possuindo um poder calorífico entre 5.
Para ter gás de cozinha, é preciso adicionar diariamente restos de comida (com exceção de cascas de frutas cítricas, que contêm óleos bactericidas e, em excesso, podem reduzir a eficácia da digestão das bactérias).
Para alimentar o biodigestor, de três em três dias, a agricultora coloca três latas de esterco de gado e três latas de água no tanque de mescla, que é interligado com o recipiente do biodigestor onde ocorre a fermentação das fezes com bactérias anaeróbicas que produzem vários gases, sendo metano o principal.
Para iniciar a operação do biodigestor é necessário primeiramente preparar o substrato. Dentro de um balde plástico, coloque cerca de 8 a 9 litros de esterco de animais ou o material desejado, adicione água na mesma proporção e misture bem até ficar homogêneo.
Depois de muita pesquisas nas redes sociais foram selecionadas quatro alternativas comuns para substituir o gás de cozinha:fogão a lenha, fogão à álcool,biodigestor e o fogão na lata de tinta.
Utilização do biogás A principal intenção é utilizar o biogás para substituir os gases de origem mineral, como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), usado como gás de cozinha, GN (Gás Natural), usado em equipamentos domésticos e GNV (Gás Natural Veicular).
O biogás gerado por meio do biodigestor é uma fonte alternativa de energia limpa e substitui o uso da eletricidade, do propano ou do gás natural. Após a instalação o HomeBiogas 2.
Gás liquefeito de petróleo (GLP), mistura de hidrocarbonetos, predominando o propano e o butano.
O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. ... Entre essas frações, há o GLP, que é composto dos gases propano (hidrocarboneto com três átomos de carbono) e butano (hidrocarboneto com quatro átomos de carbono).
GLP – GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO: A MELHOR ESCOLHA