Normalmente, quanto maior o preço de um produto, maior será a quantidade ofertada do mesmo. A oferta elástica ocorrerá quando o aumento na quantidade ofertada for maior que a variação do preço, e a oferta rígida ocorrerá quando o contrário ocorrer.
Existem vários os fatores que deixam a demanda de um bem/serviço mais elástica ou mais inelástica dentre eles: renda. tipo de bem - normal, inferior, luxo. características do consumidor.
Para qual das seguintes mercadorias a demanda seria mais elástica em relação ao preço? a. Mercadorias que tem a curva de demanda vertical. ... Mercadorias que ocupam uma pequena parte no orçamento do consumidor.
quanto maior o número de substitutos do bem, sua demanda tende a ser menos elástica. se a demanda for inelástica, a variação percentual da quantidade procurada é maior, em módulo, que a do preço de mercado. se a curva de demanda do bem for linear, a elasticidade-preço é constante qualquer que seja o preço de mercado.
A vantagem do Método do Ponto Médio é que conseguimos a mesma elasticidade entre dois níveis de preço, quer haja um aumento de preços, quer haja diminuição. Isso ocorre porque a fórmula usa a mesma base para ambos os casos.
Método do ponto médio • Segundo o método do ponto médio, ao se passar do ponto A para o ponto B, o preço aumenta 40% e a quantidade cai 40%. Da mesma forma, ao se passar do ponto B para o ponto A, o preço cai 40% e a quantidade aumenta 40%. Em ambas as direções, a elasticidade-preço da demanda é 1.
A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.