Ele não deve ser utilizado de forma inadequada. A concentração do etanol no sangue pode ser fatal”, alerta Flávia Lopes. Em casos de intoxicação pode levar ao coma profundo.
"Essa tendência, de consumir produtos à base de álcool 70% INPM, pode ter consequências perigosas, tais como: perda da consciência, vômitos, diminuição da respiração, parada cardíaca e até coma, dependendo da quantidade ingerida, estes sintomas aparecem entre uma e duas horas", enfatizou.
O consumo exacerbado pode causar danos no organismo a curto e a longo prazo. Os efeitos imediatos da ingestão excessiva de álcool incluem fala arrastada, comprometimento motor, perda dos reflexos e confusão, chegando a provocar vômito e até levar ao coma.
Nos casos mais graves, que levam ao alcoolismo, os problemas podem incluir doenças físicas (pancreatite, cirrose, úlceras, entre outras), agravamento de doenças mentais (depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar), além de efeitos devastadores sobre a autoestima, atuconfianca , etc.
Um novo estudo sugere que abusar do álcool na adolescência pode afetar a memória, a tomada de decisões e o autocontrole. Algumas mudanças são irreversíveis. A ingestão de bebida alcoólica na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral.
Uma série de circunstâncias podem estar associadas ao consumo das bebidas alcoólicas por adolescentes, destacando-se maior aceitação pelos pares, estímulo ao consumo em doses maiores, adoção de atitudes com baixa percepção de riscos, maior exposição a acidentes, violência e doenças sexualmente transmissíveis, entre ...
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
Modo de preparação: Colocar, dentro de um recipiente, 1 frasco de 250 ml de álcool etílico a 96%-98% e adicionar 10 colheres de sopa de água destilada (aproximadamente 100 ml); Misturar bem.
Uma vez determinado o título alcoométrico a 15ºC, procede-se à diluição do etanol com água purificada. A glicerina é adicionada à fase alcoólica, antes da mistura com água. A concentração de glicerina nas formulações é de até 2% (v/v), e a concentração sugerida pela Farmacopeia Brasileira é de 1,45% (v/v).
Como obter o álcool 70%?
Estudo comparou quatro tipos de antissépticos na descontaminação das mãos – álcool, clorexidina, triclosana e iodopovidona – mostrando superioridade de álcool e clorexidina4. Comparação entre álcool e clorexidina demonstra equivalência com ambos ou superioridade do álcool.
Mas, o etanol é infinitamente solúvel em água. Isso acontece porque seu grupo OH realiza ligações de hidrogênio com as moléculas de água. ... As suas ligações intermoleculares são dipolo instantâneo-dipolo induzido, que são mais fracas do que as ligações de hidrogênio que as moléculas de água realizam entre si.