Para saber se um cão tem pedigree, o proprietário deve checar se o canil onde obteve o cão está devidamente registrado na CBKC. Munido desta informação, ele deve levar a documentação até o Kennel Club da sua região e verificar a informação.
São aceitas três tonalidades para a pelagem, entre amarelo, chocolate e preto. Os Labradores machos costumam medir entre 56 e 57 centímetros de altura, enquanto que as fêmeas possuem de 54 a 56 centímetros de altura. O peso varia de 27 a 34 quilos para os machos e de 25 a 32 quilos para as fêmeas.
Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium ou ração específica para raça Labrador, onde os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento.
Chegou a hora de saber tudo sobre Labrador filhote! A raça normalmente tem ninhadas de seis a oito filhotes, que ficam com os criadores até cerca de oito semanas de vida.
A gravidez no cão dura entre 61 e 65 dias, mas pode não se aperceber de diferenças físicas evidentes no seu corpo, até a sua cadela estar quase no final da gestação. Não existem testes de gravidez para cadelas, que possam ser feitos em casa.
“Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.
No verso do pacote da ração existe uma tabela nutricional de sugestão diária. Em média um cachorro de 8 meses da raça labrador com peso entre 25 a 35kg, deve receber 320 a 400 gramas de ração por dia..
Desse período até completar 3 meses o indicado é alimentá-lo com entre 200 g e 500 g por dia. Entre 3 e 6 meses essa quantidade aumenta para um valor diário que mínimo de 480 g e máximo de 750 g. De 6 a 9 ele deve receber entre 690 g e 900 g, enquanto de 9 a 15 de 700 g a 1000 g.
Rotina para cães
Isso pode levar alguns minutos ou até dias, e é muito importante ter paciência e manter a supervisão: isso garantirá anos de tranquilidade aos peludos e, possivelmente, até uma verdadeira amizade! Mesmo com uma aproximação cuidadosa, o cão mais velho pode dar sinais de que a presença do filhote está sendo desagradável.
Dia 1: promova o contato visual entre os cachorros, colocando-os no mesmo ambiente, mas separados por um vidro. Dia 2: com o novato em uma caixa de transporte ou separado por um portão de barreira, permita que eles se vejam e que sintam o cheiro um do outro.
Separar os cachorros com uma cerca ou portão pode ajudar, mas é importante que eles possam se ver e se cheirar para irem se acostumando um com o outro. Evite deixar os bichinhos isolados completamente um do outro por muito tempo, pois isso poderá tornar a adaptação muito mais difícil.
Exemplo: o mais velho adora brincar com uma bolinha, então se divirta com ele no ambiente em que estiver o filhote. Se os primeiros contatos forem positivos, então permita que, aos poucos, os dois se cheirem para se conhecerem melhor.
O período mínimo para que o animalzinho tenha uma boa socialização com sua mãe e irmãos é 45 dias. Nessa fase, acontece a educação psicológica dos pets, e só então ele estará em condições de embarcar para um novo lar.
A melhor forma de realizar uma boa sociabilização é agir desde muito cedo, pois é na fase que vai do zero aos três meses de idade que o cachorro está mais aberto a novas experiências. Sendo assim, os tutores devem aproveitar esse período para apresentá-lo aos diferentes tipos de pessoas, objetos, barulhos e situações.