Sinais de alergia à picada de inseto Pessoas mais sensíveis à picada de insetos podem apresentar alguns sintomas de alergia, como: Vermelhidão e inchaço do membro afetado; Dor ou coceira intensa no local afetado; Saída de um líquido fluido e transparente pelo local da picada.
Pomadas para picada de inseto
As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno.
A picada da abelha-comum recebe palavras menos elogiosas e se parece com "a cabeça de um fósforo que está queimando na pele". O ponto crítico se aproxima. A partir deste nível, as picadas doem muito, e por até 30 minutos.
Após a picada de abelha, devido as susbstâncias contidas no veneno irão ocorrer reações locais como prurido, vermelhidão e leve edema local em qualquer pessoa, até mesmo no paciente não alérgico.
Aplique uma compressa fria Assim que o ferrão for removido, uma compressa fria pode ajudar a aliviar a dor (só não mergulhe a área toda em gelo). Um anti-histamínico oral ou aplicado em forma de creme pode ajudar a aliviar a coceira e o inchaço.
Quando acontece a ferroada de uma abelha ou vespa na pele, é injetado um veneno irritante que provoca dor intensa no local, vermelhidão e inchaço.
No caso de um ataque, o apicultor orienta a vítima a correr abaixada e em zigue-zague. Dessa forma é mais fácil se desvencilhar das abelhas.
Ataques “em massa” acontecem quando uma abelha se sente ameaçada, ferroa a pessoa e libera ferormônios que atraem um exército para defender a colmeia. A abelha morre depois de liberar o ferrão.