5 dicas para aprender R
O que é o R? R é um software livre para análise de dados. Foi desenvolvido em em 1996, com os professores de estatística Ross Ihaka e Robert Gentleman, da Universidade de Auckland que criaram uma nova linguagem computacional, similar a linguagem S desenvolvida por John Chambers.
O RStudio é um ambiente de desenvolvimento integrado para a linguagem R, ou seja, é uma interface que permite utilizar de forma prática, simples e visual as funcionalidades do R. De uma forma geral, o RStudio tenta melhorar e enriquecer a experiência do usuário com o ambiente R.
Um pouco mais de R. Continuando, uma coisa que o R gosta bastante de fazer é criar objetos. Para tanto basta escolher um nome e atribuir-lhe algum valor ou conjunto de valores ou mesmo palavras. Se você quiser que seu objeto tenha mais de um elemento basta escrever c(elemento 1,elemento 2,etc).
Criando colunas novas Há diversas formas de criar uma coluna nova em um data. frame . O principal segredo é o seguinte: faça de conta que a coluna já exista, selecione ela com $ , [,] ou [[]] e atribua o valor que deseja. Para ilustrar, vamos adicionar ao nosso data.
Para criar uma tabela de maneira indireta fazemos primeiro uma matrix com os valores e então convertemos para tabela. Existem vários formatos para transformar os dados em gráficos. No exemplo seguinte o primeiro comando, barplot, cria um gráfico com barras e o segundo, plot, com caixas.
Matrizes no R são objetos bidimensionais constituídos por linhas e colunas. Seus elementos assim como os vetores são apenas de um tipo, ou seja, matrizes no R podem ser constituídas unicamente por caracteres, números ou valores lógicos. Podemos construí-las utilizando quatro funções: matrix(), rbind(), cbind() e as.
R Markdown é um formato de documento que transforma a análise em R em painéis, relatórios, apresentações e documentos de alta qualidade.
Chunks são os blocos de código que são executados quando o documento é compilado. É possível criar um novo chunk no menu Insert > R ou usando o atalho Ctrl + Alt + I .
O que é necessário ter instalado em seu computador Baixe o "setup-2.
A Rtools através de várias práticas garante o processamento, o armazenamento, a distribuição e o compartilhamento dos dados de forma íntegra, confidencial e de alta estabilidade.
A forma mais eficiente e prática de usar o R ou o RStudio é através de um script. No RStudio, vá em File → New File → R Script. A interface agora fica dividida em 4 partes: 6 Page 7 No script você pode digitar comandos a serem executados e também comentários.
Para Windows clique sobre “RStudio 1.
O pacote vai ser instalado no sistema e ficar disponível para tudos os usuários. Para usar o pacote basta digitar library(CircStats) ou require(CircStats). 2. Neste caso o usuário deve abrir um diretório para instalar o pacote e depois rodar o comando de instalação especificando este diretório.
Salvando a Área de Trabalho
Vale ainda lembrar: se usar o R em publicações não deixe de citar. Para ver como citar o programa R basta digitar citation() na linha de comando e voce vai obter como (digite na sua máquina para ter as verões que voce usou): > citation() To cite R in publications use: R Development Core Team (2009).
xlsx ou . xls) Para isto usamos um pacote que já está instalado no R. Basta ir no Files/Import Dataset/From Excel ou ir na aba Environment e depois na opção Import Dataset escolhendo a opção From Excel.
Leitura de arquivo direto da internet No R, basta colar o link do arquivo no local onde você normalmente colocaria o diretório de um arquivo do seu computador, assim: read. csv2(“http://www.exemplo.com/arquivos/exemplo.csv” , sep=”,” , dec=”.”)
Formas de abrir arquivos . CSV
No R usa-se scan() mencionada anteriormente, ou então a função mais flexível read. table() para ler os dados de um arquivo texto e armazenar no formato de uma data-frame. Exemplo 2: Como primeiro exemplo considere importar para o R os dados deste arquivo texto. Clique no link para visualizar o arquivo.
Pacote base * write. table() é a principal função que você irá usar para exportar seus dados do R. Ela funciona para exportar arquivos em formato de texto simples (*. csv, *.
Na área da console do RStudio, são mostrados os comandos executados na importação do arquivo do Excel (seta alaranjada). A primeira função, library, carrega o pacote readxl, que contém funções para importar um arquivo do Excel para o R. A função library, ou require, são usadas para carregar pacotes no R.
Exportar dados para um arquivo de texto salvando-os
Formatando no Microsoft Excel Na barra de ferramentas superior do Excel, clique em Arquivo > Nova Pasta de Trabalho. Na aba Dados, clique em Do Texto. Na janela pop-up que aparecer, selecione o arquivo . CSV desejado.
Como converter xml em csv?
csv para importação para o Outlook. Um arquivo CSV (Valores Separados por Vírgula) é um tipo especial de arquivo que você pode criar ou editar no Excel. Em vez de armazenar informações em colunas, os arquivos CSV armazenam informações separadas por vírgulas.
Como criar um arquivo em CSV no Google Sheets
Para Excel 97 ou 2003 1º)Abra uma planilha em branco. No botão “Dados” do menu, clique em“Importar dados externos” e depois em “Importar dados”. 2º)Depois vá em “Dados / Obter dados externos” e clique em “Texto”. Selecione arquivo CSV e clique no botão “Abrir”.
Clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar como... . Na janela de diálogo que surge na tela, observe, lá no final dela, um campo com o título "Codificação". Clique no botão ao lado desse título para abrir uma lista de opções, e escolha "UTF-8". Depois disso, clique no botão Salvar.