Normalmente, pode ser considerado avançado quem completou, pelo menos, o nível B2, isto é, não só consegue se virar sem passar fome como entende coisas em linguagem padrão e, ainda, fala sobre assuntos com os quais tem menos familiaridade, além de entender textos mais complexos e em linguagem fora do padrão.
Enquanto no nível básico seu vocabulário, por exemplo, acaba se limitando a palavras e conhecimentos mais simples, como cores, animais e perguntas casuais, no nível intermediário ele já consegue entender e transmitir informações um pouco mais elaboradas sobre si mesmo, sua rotina e seus gostos pessoais.
O domínio de um idioma estrangeiro é muito difícil de ser classificado de forma simples. Isso porque inglês fluente é diferente de inglês avançado. Fluência é um critério relativo e uma pessoa pode ter competências diferentes em leitura e expressão oral, por exemplo.
Confira 7 atitudes que indicam que você é fluente.
O inglês avançado mostra que uma pessoa não apresenta dificuldades com o idioma. Normalmente, quem tem esse nível de inglês fez um intercâmbio ou trabalha usando bastante a língua. Outras características muito comuns envolvem fluidez no discurso, riqueza de vocabulário e grande conhecimento de gramática.
O significado de fluência que a UPTIME segue é o seguinte: Falar e compreender a fala sem quebras, além da capacidade de participar de negociações do idioma utilizando o próprio idioma, sem se depender de outras línguas.
O profissional fluente em inglês tem maior estabilidade na empresa porque geralmente é um profissional em cargo de liderança e trás para dentro da empresa suas experiências internacionais, cursos no exterior e novas oportunidades para os projetos que está envolvido.
A fluência se trata de conseguir se comunicar. É conseguir ler um texto e compreender o que foi dito usando suas próprias palavras; é conversar com outra pessoa de forma natural e clara, sem estranhamentos.
10 dicas para se tornar fluente em inglês
Tem aumentado no Brasil o número de escolas de idiomas que no desespero para conseguir alunos fazem um comercial no qual garantem que você atingirá a fluência no idioma em 18 meses ou menos.
O fato de você contratar um professor particular não significa que você aprenderá inglês em 10 dias. Você deverá fazer a sua parte: estudar e seguir as orientações dadas pelo professor. Esteja preparado para dedicar algumas horas de estudos mesmo quando não tiver aulas formalmente.
Escolha o tempo mínimo de listening diário Dá para fazer, né? Apenas 30 minutos diários, só para começar. Ainda está difícil? Então é só dividir a prática do listening em duas partes, ou seja, 15 minutos cada.