O Iluminismo foi um movimento intelectual dos finais dos séculos XVII e XVIII que enfatizava a razão, o individualismo, o cepticismo, e a ciência. O pensamento iluminista ajudou a dar origem ao deísmo, que é a crença de que Deus existe, mas não interage de forma sobrenatural com o universo.
Segundo René Descartes, em sua obra “Discurso do método”, o questionamento é o caminho para a verdade, pois, só assim, expondo as dúvidas pode-se compreender o mundo a verdade presente nele.
-As ideias do iluminismo eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados de iluministas.
Os pensadores do Iluminismo eram os liberais da sua época. Eram tipicamente humanistas que apoiavam a igualdade e a dignidade humana. Opõem-se (em diferentes graus) a ocorrências sobrenaturais, superstição, intolerância e fanatismo.
Os governos republicanos, o sistema econômico capitalista, o Estado laico, as metodologias científicas e a representatividade popular em torno da justiça social, por exemplo, são alguns dos legados do iluminismo para o tempo contemporâneo.
Rompeu com a ideologia cristã e absolutista, foi denominada "Séculos das Luzes" pois precedeu o "Século das Trevas", que caracterizava o antigo regime. Dessa forma, tornou-se um movimento de caráter político.
A Revolução Científica do século XVII está estreitamente associada ao Iluminismo, e em muitos aspectos, as duas sobrepõem-se. O pensamento científico desempenhou um papel crucial no Iluminismo, uma vez que os pensadores utilizaram o método científico para compreender o mundo à sua volta.
As ideias do iluminismo eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados de iluministas.
O iluminismo foi o um movimento intelectual que teve início a partir do século XVIII e dominou, primeiramente, a Europa. Sua principal característica é o domínio da razão ( Racionalismo) , colocar o homem e suas vontades no centro do mundo ( Humanismo).
As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.
-As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).
Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada). Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa.
Quais as principais características do iluminismo? As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.
Um das principais característica do Iluminismo foi a expressão "Igualdade e Fraternidade" além dos ideais de racionalidade e humanismo.
As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento.
Por ser contra a tirania os iluministas defendiam o fim das Monarquias Absolutistas e defendiam a proclamação de Repúblicas, com a divisão dos poderes políticos e a criação de instituições que protegessem os cidadãos.
O Iluminismo era contrário à tirania, contrário ao dogmatismo e defendia uma perspectiva humanista, colocando as questões e os problemas humanos (e não mais a teologia) no centro das discussões sociais.
Partindo da ideia da educação para todos, idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (que foi impressa entre 1751 e 1780), uma obra com 35 volumes, contendo – em resumo – todo o conhecimento que existia até então.
As principais caracteristicas do iluminismo, são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.
O que foi o Iluminismo? O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. ... - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
Só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. ○A razão, ou seja, o valor supremo sem aplicação, levaria o ser humano ao esclarecimento, uma vez que as pessoas viviam na ignorância. ...
Resposta. ''porque ele defendia que as pessoas deveriam buscar a luz, que seria o conhecimento, e o abandono da ignorância, que seria a escuridão, que assolava a humanidade durante essa época''.
Para os iluministas a razão era o valor supremo. Só por meio dela, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento já que para os iluministas a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso.
Resposta:Os iluministas acreditavam que a razão é inerente ao ser humano. ... O movimento de ideias ocorrido no século XVIII, na Europa Ocidental, ficou conhecido como Iluminismo, Século das Luzes, ou ainda Ilustração. A origem do nome vem do latim “lumini” que quer dizer luz.
Para trazer a luz à sociedade, os iluministas defendiam o liberalismo, a igualdade entres os cidadãos, o forte racionalismo, um Estado laico e a busca autônoma por conhecimento.
Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade.
A falta de um líder para combater os povos vizinhos que invadiam suas terras fez com que a burguesia precisasse de um sistema de governo centralizado em uma pessoa, pois essa pessoa traria a paz em seu território, além de expandir a negociação entre povos.
Costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes e jornalistas. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza.
Resposta: O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal. ... Com isso, formar-se-iam em diversas regiões da Europa monarquias com poder centralizado, nas quais os reis detinham grande parte do poder.
Resposta: Porque os burgueses eram uma nova classe social formada por comerciantes enquanto nobres eram reis e nobres, então os burgueses tinham essa rivalidade por serem ricos mas não serem considerados pelos nobres por não ser de "sangue azul " ou nascido nesse meio.
A centralização do poder foi possível graças à conjugação dos interesses dos reis, que buscavam aumentar a sua autoridade, e dos interesses da burguesia, que desejava o estabelecimento de normas e padrões que facilitassem o comércio.As transações comerciais eram dificultadas pela grande variedade de pesos, medidas.
3- - A realeza tinha interesse em beneficiar a burguesia porque precisava do apoio financeiro para fortalecer seu poder e o Estado Nacional. 4- O Estado Nacional como a unificação territorial sob uma nova monarquia hereditária , havendo unificação do exercito , da moeda, dos impostos e da língua.
Resposta: A burguesia apoiou a unificação nacional, pois viam no rei a única autoridade capaz de facilitar e ampliar os seus negócios, fazendo leis para proteger e conceder privilégios comerciais.
A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.
Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos. Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes.
Esta tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas. Foi uma questão de apoiar o mais forte, para poder manter seus luxos.....
A aliança entre Rei e burguesia, ou seja, entre monarquias centralizadoras nacionais e os “senhores do comércio”, se deu por meio de um acordo de benefícios e vantagens mútuas.
Resposta. Resposta: A burguesia passa a financiar a criação dos novos Estados nacionais através do pagamento de impostos. Dessa maneira, o rei podia Criar ou contratar um exército e em troca, garantir a proteção dessa burguesia, ajudando no bom andamento da relações comerciais.