Mas, para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas. Como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na SciELO.
Fator de Impacto é a principal métrica que qualifica as publicações científicas com base nas citações que ela recebe. ... É possível verificar estatística de citações desde 2001 até o presente. O JCR é uma base que avalia periódicos indexados apenas na Web of Science.
O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidas no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.
Não há um número de FI bom ou certo. Para saber se uma revista possui “bom” fator de impacto, basta compará-la com outras revistas dentro de sua categoria de assunto. Quanto maior o fator de impacto, mais bem classificada a revista é.
O Qualis Capes para periódicos é caracterizado e estratificado da seguinte forma: A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; ... C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. ... A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.
Atualmente, o Qualis serve como instrumento de avaliação dos programas de pós-graduação nacionais (stricto sensu, ou seja, a nível de mestrado e doutorado) em termos de produtividade do corpo docente e discente.
Sendo bem objetivo: a função do Qualis Capes é avaliar a produção científica desenvolvida pelos programas de pós graduação brasileiros de nível stricto sensu, ou seja, os mestrados e doutorados. ... Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta com critérios de avaliação dessa produção científica.