Recapitulando
As Normas Brasileiras de Contabilidade classificam-se em Profissionais e Técnicas. As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em: NBC PG – Geral. NBC PA – do Auditor Independente.
As Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais e compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas e os Comunicados Técnicos.
As normas de contabilidade são parâmetros e diretrizes de conduta ética, utilizadas para nortear tecnicamente todos os procedimentos contábeis. São ferramentas importantes para regulamentar os conceitos e padronizar as ações dos contadores em seu exercício. São de suma importância e, por isso, de grande complexidade.
Dependendo do âmbito, há uma série de normas de auditoria a serem seguidas, por exemplo: NBC T 11 – Norma de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis; NPA 14 – norma que estabelece os padrões técnicos a serem adotados pelo auditor independente; NPA 04 – Revisão Limitada de Demonstrações Contábeis.
Também conhecidas como NBCs, as normas brasileiras de contabilidade são um conjunto de regras regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – o CFC. Seu propósito central é nortear os conceitos e procedimentos que todos os profissionais desse segmento devem cumprir.
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (Estrutura Conceitual) estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) do Conselho ...
Aprova a NBC TSP 28 - Divulgação de Informação Financeira do Setor Governo Geral. ... O objetivo desta Norma é estabelecer regras de divulgação para o Governo Federal, caso opte por apresentar informações sobre o Setor Governo Geral (SGG) em suas demonstrações contábeis consolidadas.
O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto. Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.
EXERCÍCIO SOCIAL. O denominado "exercício social" é o período no qual as empresas deverão elaborar as demonstrações financeiras, também chamadas de demonstrações contábeis. ... Entretanto, não há obrigatoriedade que o exercício social seja coincidente com o ano civil, desde que compreendido o período de um ano.
“... o exercício social começa em 01 de janeiro e termina em 31 de dezembro de cada ano ... “, ou, “... o exercício social coincidirá com o ano calendário ... “. Com redação simples, basta prever a data de 31 de dezembro para o levantamento do balanço geral, porque serve a toda empresa iniciante em qualquer dia do ano.
Em geral, o exercício possui a duração de um ano civil (365 dias) ou ano comercial (360 dias). Mas o exercício societário pode durar mais ou menos do que um ano: dependendo do ciclo operacional empresarial ou fatores excepcionais como encerramento das atividades.
Essa técnica permite saber quanto foi seu lucro no último mês ou nos últimos 6 meses, por exemplo. Consequentemente, pode revelar o futuro do negócio e mostrar se ele está crescendo ou se está tendo prejuízos. Se você quer entender como fazer a apuração do resultado do exercício, acompanhe este post.
O que é Ano Fiscal Ano Fiscal, também chamado de Exercício, é o termo usado para designar um período de um ano, no qual é feito o registro contábil das movimentações de uma empresa. No Brasil, o ano fiscal obrigatoriamente começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro.
O ano fiscal, também conhecido como exercício fiscal é o período dividido em 4 trimestres, subdivisão necessária para computar as oscilações de desempenho, fluxo de pagamentos, cumprimento de obrigações, etc.
O Fechamento Fiscal é um unificador de todo o movimento Fiscal da empresa, por meio das disposições das informações permite uma visualização privilegiada de todas as ocorrências fiscais e suas totalizações, portanto uma funcionalidade muito conveniente para o controle da empresa.
Ano-exercício, por sua vez, é o ano em que a declaração é feita. Por exemplo: em 2020 (ano-exercício), declaram-se os rendimentos, despesas e bens de 2019 (ano–calendário).
Desta forma, o ano da entrega da declaração é chamado de Exercício. E o ano referente aos dados (receitas e despesas) que devem ser inseridos na declaração é chamado de ano-calendário. Exemplo: No Imposto de Renda de 2018 (IRPF), os dados que os contribuintes inseriram foram referentes ao ano-calendário de 2017.
A apresentação da declaração anual do imposto de renda é realizada em um determinado ano-exercício (ano-financeiro), mas refere-se a fatos que aconteceram no ano-calendário (ano-base).
A diferença entre Ano-Base e Exercício Financeiro é que o primeiro refere-se ao período em que o Imposto de Renda foi gerado e o segundo, ao período em que este deve ser pago.
Ano-calendário ou Ano-base: Período de 12 meses (1º de janeiro a 31 de dezembro) em que foram registrados os rendimentos e despesas do contribuinte. Ano-exercício: Ano em que a declaração é feita. Em 2019 (ano-exercício), declaram-se os rendimentos, despesas e bens de 2018 (ano-calendário), por exemplo.
A Receita Federal divulgou hoje as datas e as regras de quem deve declarar o Imposto de Renda 2021 - que tem 2020 como ano-base. O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021 vai do dia 1º de março a 30 de abril , segundo a Receita Federal.
2020 é o ano exercício, ou seja, aquele em que você está acertando suas contas com o Fisco. ... O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2020 é 30 de abril.
Eu, { escreva nome completo}; Carteira de Identificação Rg: {n° do rg}, órgão expedidor: (escrever o órgão que expediu a carteira), UF: (escrever a sigla do estado onde foi expedida a carteira); CPF: {n° do cpf}; residente no endereço {escreva seu endereço}, declaro que sou isento de declarar o imposto de renda pelo(s) ...
DIRPF 2020 - Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. ... 172, de 25 de outubro de 1966 – Código Tributário Nacional (CTN). O caput do art. 198 desse diploma legal veda a divulgação de informações protegidas por sigilo por parte da Fazenda Pública e de seus servidores e determina o escopo da matéria sigilosa.
Imposto de Renda Pessoa Física Incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no País ou residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil. Apresenta alíquotas variáveis conforme a renda dos contribuintes, de forma que os de menor renda não sejam alcançados pela tributação.
O que é Imposto de Renda? O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, de forma que os cidadãos com renda maior pagam mais impostos, enquanto aqueles com renda menor pagam menos.
Para fazer a consulta da situação do seu IR, o contribuinte precisa estar cadastrado no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e possuir um código de acesso. A seguir, mostramos como fazer o acesso ao portal e verificar a declaração do imposto.