A causa real da doença de Crohn é desconhecida, mas acredita-se que possa ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que diminuem as defesas do nosso organismo. Fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no desencadeamento da doença.
O íleo forma os três quintos distais do intestino delgado. Situa-se na sua maior parte no quadrante inferior direito. Comparado ao jejuno, o íleo possui paredes mais delgadas, vasos retos mais curtos, mais tecido adiposo mesentérico e mais vasos arteriais. O jejuno e o íleo, ao contrário do duodeno, são móveis.
De modo geral, as evidências disponíveis indicam que a doença de Crohn não constitui contra-indicação para a gravidez e nem para o parto, devendo-se preferir que a gravidez ocorra durante o período de remissão da doença.
↪ "Mulheres com colite ulcerativa podem ter preocupações sobre o curso da doença durante a gravidez. No entanto, a condição não afeta, necessariamente, as chances de engravidar e, as mulheres com colite ulcerativa podem ter uma gravidez saudável e um parto seguro".
Cuidados para viver bem com doença de Crohn. A doença de Crohn, infelizmente, não tem cura. Mas é possível entender sua extensão e, a partir de indicação médica, ter um tratamento individualizado, à base de medicações como anti-inflamatórios, esteroides e imunossupressores para desinflamar a região.
Isso não é, de forma nenhuma, uma contraindicação a gravidez", completa. A síndrome também não tem nenhuma relação com a infertilidade. "É possível uma paciente com um quadro mais global que tenha, por exemplo, ansiedade generalizada e, com isso, o intestino sofra alguma alteração.
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico da paciente.
Assim como muitos outros sintomas de gravidez, os hormônios são os "culpados" pela constipação. A progesterona faz com que os músculos do intestino relaxem, permitindo que os alimentos permaneçam por mais tempo no trato digestivo.
Para aliviar os sintomas da constipação intestinal da gravidez, é recomendado:
Quais as dicas para tratar e prevenir a prisão de ventre na gravidez?