A importância do controle da intensidade na Fisiologia do Exercício é enorme e ela é o principal parâmetro para prescrever atividades físicas dentro de intensidades recomendadas. (% da Frequência Cardíaca Máxima). Portanto, é de suma importância que o praticante controle a intensidade do esforço.
Fisiologia do Exercício compete ao estudo das funções do organismo relacionados ao esporte, treinamento e exercício físico, seus principais objetivos são estudar as diferentes formas de exercícios, visando melhora da capacidade de rendimento físico, buscando melhora da saúde através da continuidade da Atividade Física.
Na musculação, “intensidade” caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
Desse modo, a intensidade dos exercícios físicos se refere a quanto o corpo está trabalhando durante os movimentos, sendo descrita como baixa, moderada ou intensa.
Ao aumentar sua taxa cardíaca, seu corpo passa a queimar essas calorias indesejadas. Segundo Jim White, personal trainer e dono de academias nos Estados Unidos, uma pessoa deve praticar 300 minutos de cardio por semana.
No modo de treino pela cardio em jejum, o corpo queimará a massa muscular quando perceber que não há mais fontes de energia. Apenas a queima de gordura rápida pode ser considerada como algo vantajoso, mas ao final, as desvantagens sobressaem e mostram o quanto a alimentação é essencial, sobretudo pela manhã.